segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Anosmia ou Hiposmia?


É pessoal... E na contínua busca pela minha cura e procurando saber mais, descobri que na verdade não sofro de anosmia e sim de hiposmia. Achei a descrição nesse site e por sinal é bem interessante!!! Também fiquei sabendo que podemos ter somente a perda do paladar...
Quem está pesquisando sobre o assunto e quer saber mais, vale a leitura!!!

http://www.hc.ufpr.br/?q=node/849


Quais são os níveis da perda olfativa?
Há vários níveis de perda olfativa, desde uma perda leve, moderada até total.
Anosmia é quando tem perda total.
Hiposmia é quando tem perdas menores, não totais. São perdas moderadas.
parosmia é a alteração olfativa, uma distorção no olfato. A pessoa sente um cheiro e interpreta incorretamente.

O que causa as perdas olfativas?
Dividem-se as perdas olfativas em perdas de condução, em que a pessoa tem uma obstrução respiratória, e perdas sensoriais. A gripe pode dar uma perda olfativa por condução ou por lesão nas células receptoras da mucosa olfatória. A perda condutiva é causada por uma rinite alérgica ou um desvio de septo, por exemplo. A perda sensorial é a perda em que há lesão dos neurônios que estão na mucosa olfatória dentro da cavidade do nariz.
O vírus do resfriado ou da gripe pode destruir o neurônio olfatório, e ele pode ou não se regenerar. Ele tem uma vida útil de 30 dias mais ou menos. A gripe e o resfriado duram em média 7 dias. Se a pessoa teve uma lesão do neurônio olfatório e esse neurônio não se regenerou, ela pode manter essa perda olfativa por anos, ou nem recuperar. A perda olfativa pode levar 1, 2, 3 meses para voltar ao normal, às vezes anos, às vezes nunca mais volta.
Como é o tratamento?
A perda de olfato condutiva, causada por rinite alérgica ou desvio de septo, tem tratamento cirúrgico e tratamento clínico. Essas perdas olfativas pós-virais não têm um tratamento clínico estabelecido com confiança estatística.
O que é o paladar?
O paladar é 80, 90% dado pela mucosa olfatória. As papilas gustatórias da língua são responsáveis para identificar as quatro sensações gustativas tradicionais, como o doce, salgado, azedo, amargo. O gosto da comida, o paladar, é dado mais pela mucosa olfatória do que pelas papilas gustatórias. Quando tapamos o nariz, comemos e bebemos, não conseguimos sentir nem o gosto nem o cheiro da comida. Quando a pessoa tem uma perda olfativa, ela tem uma perda do paladar muito acentuada. Paladar é olfato, envolve 90% o olfato e 10% as papilas gustatórias.
É possível ter perda do paladar e não ter perda olfativa?
Quem tem perda do paladar tem perda olfativa. Gustação é a sensação gustativa do doce, salgado, amargo, azedo... isso é gustação. Paladar, gosto, sabor envolve o olfato. Quem tem perda de paladar com certeza tem perda olfativa.
Se a pessoa só tem perda da mucosa olfatória, ela não tem alteração gustativa, consegue perceber o doce, salgado, azedo, amargo. Mas o gosto realmente das comidas é dado pela mucosa olfatória. Se ela tiver uma perda olfatória, ela não vai conseguir sentir.
Quando a perda do paladar pode acontecer?
Pode acontecer em qualquer idade. Os pacientes mais velhos têm propensão de ter maior perda olfativa após uma infecção, porque a mucosa olfatória vai se degenerando com o passar dos anos. O paciente de 70 anos tem, teoricamente, muito menos mucosa olfatória funcionando do que o indivíduo de 20 anos. Se ele pegar um resfriado e o vírus tiver destruído aquela pouca mucosa olfatória funcionante, ele pode reclamar de mais perda olfativa do que o indivíduo jovem, porque este tem muita mucosa olfatória, então a parte que foi destruída talvez nem seja percebida.
Fumar pode causar a perda do olfato e paladar? E medicamentos?
Fumar pode alterar a percepção olfativa, pois o cigarro tem substâncias químicas que podem levar à destruição do neurônio olfatório. Medicamentos podem também causar a perda olfativa e a perda do paladar, como alguns anti-hipertensivos. Mas é mais por interferirem no funcionamento do neurônio olfatório, não levam à lesão. Se a pessoa parar com o remédio, volta a ter a função normal.
O resfriado lesa as papilas gustatórias. Após o resfriado o paciente pode perder a gustação.
O que pode causar a perda do paladar?
Gripe, resfriado, rinossinusite, infecções respiratórias, traumatismo cranioencefálico e causas indeterminadas. Alguns traumatismos podem levar à perda olfativa, como a lesão do córtex olfatório. Neste caso, é imediato. Após o trauma, a pessoa já refere que perdeu o olfato. Não é gradativo.
No caso das doenças respiratórias, pode haver perda olfativa por causa do nariz tapado. Melhorou, volta. Se tiver o azar de ter uma lesão do neurônio olfatório, vai passar o resfriado e vai continuar com a perda. Não tem como prevenir. Acontece independentemente.
Ficar em contato com produtos químicos pode levar à perda também. Inseticidas, pesticidas, níquel, cádmio, cigarro, tem várias substâncias que podem lesar a mucosa olfatória. Pode ser reversível ou irreversível.
Quais são os graus da perda de paladar?
Hipogeusia: diminuição da gustação.
Ageusia: perda completa da gustação.
Disgeusia: alteração da percepção gustativa.
Como é o tratamento?
Refluxo gastroesofágico, faríngeo, doenças de glândulas salivares, dentes em mau estado, arcada dentária com problemas, cáries e infecções de gengiva podem levar à alteração da gustação. Se tratados, o paladar melhora. 

Abraços
Deus abençoe

93 comentários:

  1. Fiz um comentário aqui no blog hoje, explicando o meu problema. Estou contente em encontrar esse espaço e me informar mais.Perdi o olfato e estou com medo de nunca mais recuperá-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, já te respondi no outro comentário e repito aqui... Não fique preocupada, o seu caso é um caso a parte. Se voltou das outras vezes, pode ser que volte novamente. Não desanime e não perca as esperanças. Creia que Deus pode fazer um milagre.
      Se apegue à mesma idéia que eu: podia ser pior, a gente podia ter perdido a visão ou a audição...
      Beijinho

      Excluir
    2. Eu tambem perdi o olfato e nao consigo imaginar como aconteceu...Lembro que fui comprar um perfume e so conseguia sentir o cheiro de alcool e depois foi diminuindo,fiz alguns exames e o medico passou um spray que usei por uns meses,mas nao consegui perceber nem uma melhora!Por mais que eu tente me conformar me dizendo que poderia ser pior,nao consigo aceitar.O pior que cada medico fala uma coisa.Um medico me disse que talvez se operasse voltaria ao normal o outro disse que nao tinha jeito que nao tem mais volta.Desde que eu comecei a perceber essa falta do olfato ja se passaram cinco anos e nao consigo admitir,mesmo sabendo que talvez nao tenha mais cura!!

      Excluir
    3. Ola Sandra...
      Obrigada pelos comentários...
      Sim, é muito dificil e sempre cada medico falara uma coisa... Eu fui em vários e fiz a média do que a maioria falou. A conclusão é que realmente não volta mais...
      Depois de 6 anos assim, as coisas já mudaram um pouco... Muita coisa que eu não comia antes, já voltei a comer...
      Só depende de você mesma tentar superar isso... Se preciso for, procure a ajuda de um psicologo...
      Deus abençoe!
      Beijos e tamo junto!

      Excluir
    4. EU TAMBÉM PERDI MARIA MINEIRA Á POUCO MAIS DE DOIS ANOS,LESAO NA CABEÇA MEU NOME É JOSUÉ.

      Excluir
    5. existe um tratamento com a teofilina que esta restaurando a anosmia e hiposmia, nos estados unidos esse tratamento esta bem adiantado, eu estou me recuperando da hiposmia com a teofilina encontrada na erva de chimarrão , eu faço uso do chimarrão e estou bem melhor!

      Excluir
  2. Estou a tres dias sem olfato nem paladar acho q foi a gripe sera q a chance de voltar eh maior que a de nao voltar ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wesley, minha sugestão é que você já marque consulta com um otorrino e troque uma idéia! Conte o que aconteceu e como aconteceu... Quando eu perdi, demorei 3 meses pra ir e quando fui o médico disse: se você tivesse vindo na primeira semana, talvez conseguissemos resolver...
      Se vai voltar eu não posso te garantir, mas as chances são maiores se procurar ajuda agora!!!
      Espero que consiga!
      Boa sorte!

      Excluir
  3. ANOSMIA - TRATAMENTO HOMEOPÁTICO
    SANGUINARIA 5 CH, 5 gotas três vezes ao dia.

    Caso não melhore
    KALIUM BICHROMICUM 30 CH, 5 gotas por dia.

    Se tiver por causa algum trauma
    ARNICA 5 CH, 5 gotas 3 vezes por dia.
    SANGUINARIA 5 CH, 5 gotas 3 vezes por dia.

    Se não melhorar aumente a potência dos medicamentos. Por exemplo pingar 23 gotas em uma garrafa de água mineral, bater 100 vezes. Beber até dois dedos completar, bater 100 vezes e tomar até dois dedos. Faça isso por uma semana. (irá beber 7 garrafas de água mineral no período)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gontijo… Isso serve para qualquer pessoa? É melhor procurar um médico antes de tomar? Consigo comprar esse medicamento sem receita?
      Abraços

      Excluir
    2. ANOSMIA - TRATAMENTO HOMEOPÁTICO
      SANGUINARIA 5 CH, 5 gotas três vezes ao dia.

      Caso não melhore
      KALIUM BICHROMICUM 30 CH, 5 gotas por dia.?
      Que medicamento é esse,nunca ouvi falar.Onde se encontra?

      Excluir
  4. Tenho 17 anos e perdi o paladar e olfato tem 7 meses. Demorei um tempo para perceber que não estava sentindo nada porque sempre estou com a renite atacada. Procurei um médico, ele me passou um remédio que me deu alergia, tive que suspender o tratamento. Depois, procurei por outro médico, otorrino, que me passou outro tratamento. Retornei depois de 1 mês, conforme o que foi pedido, e disse a ele que estava melhor da renite, mas ainda não sentia cheiro. E me falou "e nem vai sentir" e me mandou continuar com o "tratamento". Também me falou que eu tinha problema de estômago e por isso não sentia gosto! Fiz exames, e NADA. Fui ao gastro entregar o resultado do exame, ele disse que não acusou nada, comentei que ainda não sentia gosto nem cheiro, e ele me respondeu "agora é só se conformar" É impressionante a falta de profissionalismo, acham que eu estou brincando de ficar doente, porque, os dois otorrinos com que passei SEQUER me pediram algum exame.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Caramba heim! Falta de profissionalismo mesmo... Os médicos que eu fui pelo menos foram gente boa na hora de dar a notícia e pediram exames sim... Muito estranho...
      Será que não é o caso de procurar outro otorrino... Procure um até achar aquele que te agrade mais... Eu fiz isso também.
      Infelizmente meu problema não tem cura, mas agora achei um otorrino que não abro mão!
      Boa sorte no tratamento e nos conte novidades!
      obs: sobre o lance do estômago, não faço idéia se é verdade...
      Beijos e Deus abençoe

      Excluir
    2. ola - qual é seu otorrino, como é dificil achar bons profissionais , vc esta em sp?

      Excluir
    3. Jubs por que o seu não tem cura!! Tive um desmaio bati a cabeça e estou sem ofato e paladar, sinto amargo.azedo, doce e salgado. Mas o gosto mesmo nada.o acidente nove de janeiro fazem 3 meses.

      Excluir
    4. Você conseguiu recuperar o olfato? 2018? Também bati com a cabeça e já vai completar um ano e nada.

      Excluir
  5. meu nome é Roniere Dias de Almeida,sofri um acidente de moto faz um tempo e com isso pela batida na cabeça, fui perdendo gradativamente meu olfato e assim atingindo tb meu paladar, tendo me acostumar meu dia dia, mas confesso, muito ruim não poder sentir :.( sentidos pra mim que hj e de extrema importancia, queria poder sentir novamente.
    Como seria esse tratamento , sei que devo procurar um Otorrinolaringologista mas com o caos do serviço de saúde publica temo de nao conseguir nunca mais, sou morador de Sto Andre, abc paulista, quem poderia me ajudar!!! me ajudem por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Roniere,
      Por ter perdido o olfato atraves de uma pancada, não sei como funciona. Eu perdi por uma gripe e sinusite mto forte.
      Realmente vc deve procurar um medico e trocAr um ideia. Fale sobre tratamentos alternativos como homeopatia e acupuntura... Veja o que ele acha.
      Provavelmente ele pedirá mtos exames, mas vai na fé e acredite que tudo pode mudar!
      Não perca as esperanças! 😉
      Beijos e Deus abençoe

      Excluir
  6. Olá! Não concordo totalmente com o texto quando diz que até 90% do paladar é olfativo. Tenho 45 anos e nunca senti cheiro de nada (nada mesmo, pode abrir um botijão de gás em uma sala fechada que não sinto). No entanto sinto perfeitamente o sabor dos alimentos, caso contrário poderia comer qualquer coisa sem me importar com o sabor,o que não é verdade.

    Estou a procura de tratamento, moro próximo a Belo Horizonte. Caso tenham conhecimento de bons profissionais, favor me indicarem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Talvez vc pensa que sente,mas na verdade nao sente.sente a textura dos alimentos.
      Eu pensei que sentia,por causa disso.
      Uma banana,mesmo que vc como de olho fechado,vai perceber que é uma banana,por causa da textura dela,uma maçã a mesma coisa e assim vai...talvez vc sinta como eu...o doce o salgado o amargo e azedo.

      Excluir
    3. Talvez vc pensa que sente,mas na verdade nao sente.sente a textura dos alimentos.
      Eu pensei que sentia,por causa disso.
      Uma banana,mesmo que vc como de olho fechado,vai perceber que é uma banana,por causa da textura dela,uma maçã a mesma coisa e assim vai...talvez vc sinta como eu...o doce o salgado o amargo e azedo.

      Excluir
    4. Talvez vc pensa que sente,mas na verdade nao sente.sente a textura dos alimentos.
      Eu pensei que sentia,por causa disso.
      Uma banana,mesmo que vc como de olho fechado,vai perceber que é uma banana,por causa da textura dela,uma maçã a mesma coisa e assim vai...talvez vc sinta como eu...o doce o salgado o amargo e azedo.infelismente

      Excluir
    5. Oi me chamo Tamiris tenho 29 anos e perdi o olfato a 8 .... meu caso é o mesmo dele n sinto o cheiro mas sinto o gosto normal tanto que sou cozinheira e nunca reclamaram do sabor da minha comida ao contrário só elogios

      Excluir
    6. Oi me chamo Tamiris tenho 29 anos e perdi o olfato a 8 .... meu caso é o mesmo dele n sinto o cheiro mas sinto o gosto normal tanto que sou cozinheira e nunca reclamaram do sabor da minha comida ao contrário só elogios

      Excluir
    7. Meu caso é exatamente assim,tem uns 25 anos que não sinto nenhum cheiro, mas meu paladar é normal. Tenho uma enorme vontade de voltar a sentir cheiro, deve ser maravilhoso sentir os cheiros que remetam a infância. Tenho esperança de cura.

      Excluir
  7. Ola, boa tarde!
    Não encontrei nada no site que você cita acima.
    Eu cai de bicicleta e bati a parte de trás da cabeça, mais para o lado esquerdo e desde então não sinto nada de cheiro nem gosto. Vou fazer a ressonância para ver se abalou alguma parte de cérebro, mas gostaria de saber se há cura de casos para batida ou se é irreversível. Existem tratamento homeopático para estes casos?
    Estou morrendo de medo e muito chateada. :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thais,

      Recebi uma história parecida com a sua... a pessoa caiu de patins e bateu a cabeça... Acredito que a ressonância te mostrará o que realmente aconteceu...
      Eu não sei dizer se há cura. No meu caso não tem, mas não foi batida...
      A dica que eu dou é: se não estiver satisfeita com esse médico que foi, não desista... Vá em outros até conseguir uma resposta concreta! Foi o que eu fiz!
      Espero que consiga suas respostas.
      Continue nos contando as novidades!
      Beijooooossss

      Excluir
  8. Olá! Sou estudante de osteopatia e justamente nesse momento estudo Terapia Sacrocraniana, e só vos digo que, se o acompanhamento médico não está dando o resultado que desejavam, ponderem em procurar um osteopata especializado em Terapia Sacrocraniana. Para a medicina ocidental, o crânio não se move, mas o fato é que sim, ele move-se, e quando isso acontece há um efeito em cadeia que pode alterar várias outras estruturas e no vosso caso específico, impedir que o 1º par craniano cumpra a sua função - inervar a mucosa nasal. Vou dar 2 Exemplos: 1º - Basta que a SEB, Etmóide, Vomer ou o Maxilar estejam fora dos seus posicionamentos corretos que isso poderá se traduzir em disfunção do nervo. 2º - Tensões anormais na Dura Máter podem comprometer as fibras nervosas olfativas. NÂO estou dizendo para deixarem de procurar ajuda médica, NEM para deixarem o tratamento que estão fazendo, mas, que a Osteopatia especializada em Terapia Sacrocraniana (que é a mesma coisa que Terapia Craniossacra), tem ferramentas que a medicina ocidental não tem, isso é verdade. Procurem um terapeuta de CONFIANÇA! Desejos de melhoras a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Robertaaaaa,
      Carambaaa! Essa informação é muito valiosa! Obrigada mesmo!
      Como fazemos para achar esse tipo de profissional? Sabe se nos convênios existe isso?
      Beijos

      Excluir
  9. Olá pessoal.
    Vocês ja ouviram falar em Parosmia/Disosmia?
    Eu consigo sentir cheiros de perto, sinto gosto de alguns alimentos, mas sinto tbm um cheiro estranho, as vezes forte as vezes fraco. É um cheiro de coisa tóxica.
    Alguem ja sentiu isso?
    Adiquiri isso depois de uma injestão grande de inumeros remedios antidepressivos e antipisicoticos...
    Queria saber se alguem ja sentiu ou ouviu falar disso...
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vivi,
      Obrigada por comentar...
      Nunca ouvi falar não... Vou pesquisar...
      Se não me engano alguém aqui já comentou algo parecido de sentir esse cheiro forte...
      Se vc souber de algo mais, nos avise!
      Tamo junto
      Beijos e melhoras

      Excluir
    2. Olá, Vivi. Eu perdi totalmente meu olfato e paladar depois de ter tido um traumatismo craniano há 1 ano e meio atrás. A neurologista com quem me consultei depois disse que nunca mais recuperaria, que os nervos olfativos foram rompidos. Depois de uns meses comecei a sentir cheiros, mas apenas químicos, durante um tempo 90% de tudo tinha cheiro de cloro. Falei isso para ela e ela disse que era da minha imaginação, coisa que eu tenho certeza que não era, pq sentia em algumas coisas e em outras não e de repente, sem eu estar tentando sentir cheiro de nada. Foi uma época horrível. Até iogurte tinha gosto tinha gosto de cloro. Depois passou. Depois de um ano do acidente, mais ou menos, meu olfato e paladar começou a voltar aos poucos. Mas é instável. Tem épocas que sinto perfeitamente cheiros e sabores, tem outras que não sinto nada. E ultimamente tenho sentido constantemente cheiro de fumaça, coisas queimadas. Chega a ser insuportável às vezes.
      Melhoras pra nós! ;)

      Excluir
    3. Nossa Malu, soh hoje vi seu post. Me desculpe.
      Como vc esta hoje? A medica tbm me disse que nao tinha cura. E aqui estou com uns 90% recuperado. Mas ainda as vezes me falha a percepcao. Mas em vista do que passei,agradeco imensamente o qto recuperei.
      Espero que Tenha melhorado.
      Abraco

      Excluir
    4. Nossa Malu, soh hoje vi seu post. Me desculpe.
      Como vc esta hoje? A medica tbm me disse que nao tinha cura. E aqui estou com uns 90% recuperado. Mas ainda as vezes me falha a percepcao. Mas em vista do que passei,agradeco imensamente o qto recuperei.
      Espero que Tenha melhorado.
      Abraco

      Excluir
    5. Olá, me identifiquei com o grupo a gente deveria estar no Whatsapp. Bom Vamos lá, sempre tive rinite alérgica mas desde que mudei para o interior piorou (morava em São Paulo Faz 3 anos que estou aqui Salto/Indaiatuba) durante esse tempo também desenvolvi asma. Mas o olfato sempre foi ótimo as pessoas costumam dar as coisas dar as coisas para eu cheirar, mas de uns meses para cá comecei a ficar sem olfato nenhum zero, fui no médico passou remédio para rinite melhorou mas sempre sentia um cheiro estranho quando lavava o nariz e essa semana ando sentindo um cheiro de queimado muito forte, mas estou sentindo os sabores das coisas e se aproximo as coisas também sinto o cheiro normal. Até chego a comentar com as pessoas nossa que cheiro de queimado. Hoje fiz uma tc agora é só aguardar os resultados. Boa sorte a todos .

      Excluir
    6. Olá Vivi, tudo bem? Estou com os mesmos sintoma que vc teve! Vc fez algum tratamento? O seu olfato retornou sozinho? Abraço

      Excluir
    7. Olá Davis. Eu usei antibióticos e spray nasal chamado Plurayr. Demorou uns 9 meses pra voltar a sentir os cheiros e o gosto das coisas. Hj estou 90% melhor do olfato e 100% do paladar. Sofri muito e os medicos diziam que não tinha cura!gracas a Deus recuperei! Até hj nao sei se foi os medicamentos que tomei, a pancada na cabeça ou a crise de sinusite... Espero que vc tbm consiga se recuperar! Nao desista nunca! Abraço

      Excluir
    8. Olá Davis. Eu usei antibióticos e spray nasal chamado Plurayr. Demorou uns 9 meses pra voltar a sentir os cheiros e o gosto das coisas. Hj estou 90% melhor do olfato e 100% do paladar. Sofri muito e os medicos diziam que não tinha cura!gracas a Deus recuperei! Até hj nao sei se foi os medicamentos que tomei, a pancada na cabeça ou a crise de sinusite... Espero que vc tbm consiga se recuperar! Nao desista nunca! Abraço

      Excluir
  10. Jubs, pode deixar.
    Vou ao neurologista, pois, o caso requer esta especialidade. E QQ novidade compartilho com vocês!
    Obrigada
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olá Vivi, tudo bem? Estou com os mesmos sintomas que vc teve! Vc fez algum tratamento? O seu olfato retornou sozinho? Abraço

      Excluir
  11. Olá gente, eu sou lidiane Tbm estou passando por isso a um mês, não tá sendo nada fácil já que tenho um bebe de um ano e não sentir o cheirinho dele isso me mata, estou fazendo tratamento com otorrinolaringologista e tenho que aguardar alguns dias p ver o efeito do remédio, minha causa Tbm foi depois da sinusite, tenho fé em Deus que vamos todos nós ser curados disso, alguém teve melhora e alguma Novidade? Bjs a todos e fé no Pai!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lidiiii,
      Obrigada por comentar aqui!
      Sim! É muito difícil, mas não desanime! Há casos e casos!
      O meu tem voltado beeeem aos poucos ou meu organismo simplesmente se adaptou e agora sinto alguns cheiros que não sentia e gostos de coisas boas também... hahahahaha
      Nos conte novidades sempre!
      E amém! Eu também creio!
      Beijos e Deus abençoe!
      Forçaaa

      Excluir
  12. Oi pessoal sou de portugal e gostaria saber se ha alguém aqui com o mesmo problema que seja de portugal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu mail é aristides76@hotmail.com

      Excluir
    2. Meu mail é aristides76@hotmail.com

      Excluir
    3. Olá, Sacramento. Comentei meu caso acima. Sou brasileira mas vivo em Portugal. Se souber de algum médico que nos ajude neste caso, ficaria agradecida.
      Perdi parte do meu olfato/paladar depois de um traumatismo craniano.

      Excluir
    4. Olá Malu Lia
      Também perdi meu Olfato e paladar após um traumatismo , já faz 1ano e 2 meses , sinto odores que não identifico desde o 2 mês após o acidente, vc fez algum tratamento alternativo?

      Excluir
  13. ola gente, no meu caso fui atropelada e tive um tce de la pra ca nao sinto cheiro de nada e o paladar sinto o doce, amargo,azedo e salgado o otorrino foi bem firme em dizer que é irreversivel, mas o neuro disse que nao pode prever se voltara, ja se passaram quase dois meses nao consigo me acostumar com a ideia de nunca mais sentir o cheiro de nada e sabor dos alimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Aí Vivi me trouxe uma grande esperança bati a cabeça no desmaio em janeiro, sinto a mesma coisa uma cheiro que não identifico e amargo, azedo doce e sal. Mas o gosto não tomara que com o tempo o meu volte também. Achei esse link com tratamento de cheiros Se tiver por causa algum trauma

      http://www.revistaplaneta.com.br/cheiro-bom-cheiro-ruim-em-busca-do-olfato-perdido/

      Excluir
  14. Eu perdi o olfato de tanto usar aquele maldito inalador da vick,hoje sinto pouco cheiro e o gosto dos alimentos e bebidas é quase zero. Se Cuidem,perder o olfato é muito ruim.

    ResponderExcluir
  15. Olá Verônica.

    A exatamente um ano atrás aconteceu o mesmo comigo. Tive um resfriado muito forte e qdo ele sarou perdi totalmente o olfato. Tudo tinha o mesmo cheiro de coisa tóxica. Parecia que eu estava presa em um barril de produto químico com um cheiro que eu nunca senti na vida. Perfume,produto de limpeza, coisas que continha álcool tinha tudo mesmo cheiro tóxico. Eu não sentia nada além desse cheiro horrível. Chorei muito. Levantava de manhã e saia cheirando tudo que via pela frente. O médico disse que não havia cura. Mas uma coisa é perder o olfato e outra era sentir aquele cheiro horroroso.
    Passei a usar um remédio que era em espray para o nariz,que a médica receitou e lavar com sorine.
    Demorou uns 4 ou 5 meses, comecei gradativamente sentir novamente o sabor dos alimentos e os cheiros.
    Td dia de manhã eu cheirava canela em pó, pimenta, achocolatado... E assim foi voltando meu olfato. Porém até hoje existem cheiros que não identifico.
    Mas diante do que passei posso dizer que estou 90% curada.
    Espero que quem sofre disso possa se recuperar tbm.
    Abraço
    Boa sorte.
    Viviani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veronca, o spray é o Plurair.
      Converse com seu médio para ver a melhor posologia pra vc. Eu usava duns vezes ao dia. E lava o nariz com sorine no decorrer do dia e antes de aplicar o plurayr.
      Espero que possa te ajudar tbm.
      Boa sorte!!!!!

      Excluir
    2. Por nada. Espero que de certo pra vc como deu pra mim.
      Volta aqui depois e conta pra gente!
      Boa sorte.
      Abraço

      Excluir
    3. Vivi
      Poderias me passar teu contato? Meu caso é semelhante ao teu. Meu email é carinefragada@gmail.com

      Excluir
    4. Ola Vivi tudo bem?
      Vc poderia dizer como vc percebeu a melhora ?
      Depois de uma gripe forte tambem perdi parcialmente o olfato(sinto cheiro apenas de perto e quase nada de paladar) Depois de ler seu comentario voltei a ter esperenca.Obrigada Deborah.

      Excluir
    5. Oi Deborah,tudo bem!!!
      Eu percebi que o cheiro ruim que eu sentia foi sumindo cada dia um pouco. Ate que acordei um dia e ja nao sentia mais ele. Entao reparei que consegui sentir o cheiro do sabonete na minha pele, depois o cheiro fraco do hidratante e assim sucessivamente. Insisti nos sabores que tinham ficado diferentes ao meu paladar e td foi se normalizando. A medica me disse que não tinha cura. Mas ru nunca perdi a esperança. Hj tenho 95% do olfato e espero chegar nos 100! Espero que VC tbm consiga. Não deixe de estimular o seu olfato insistentemente todos os dias! Boa sorte! Viviani

      Excluir
    6. Oi Deborah,tudo bem!!!
      Eu percebi que o cheiro ruim que eu sentia foi sumindo cada dia um pouco. Ate que acordei um dia e ja nao sentia mais ele. Entao reparei que consegui sentir o cheiro do sabonete na minha pele, depois o cheiro fraco do hidratante e assim sucessivamente. Insisti nos sabores que tinham ficado diferentes ao meu paladar e td foi se normalizando. A medica me disse que não tinha cura. Mas ru nunca perdi a esperança. Hj tenho 95% do olfato e espero chegar nos 100! Espero que VC tbm consiga. Não deixe de estimular o seu olfato insistentemente todos os dias! Boa sorte! Viviani

      Excluir
    7. Oi Deborah,tudo bem!!!
      Eu percebi que o cheiro ruim que eu sentia foi sumindo cada dia um pouco. Ate que acordei um dia e ja nao sentia mais ele. Entao reparei que consegui sentir o cheiro do sabonete na minha pele, depois o cheiro fraco do hidratante e assim sucessivamente. Insisti nos sabores que tinham ficado diferentes ao meu paladar e td foi se normalizando. A medica me disse que não tinha cura. Mas ru nunca perdi a esperança. Hj tenho 95% do olfato e espero chegar nos 100! Espero que VC tbm consiga. Não deixe de estimular o seu olfato insistentemente todos os dias! Boa sorte! Viviani

      Excluir
    8. Oi Vivi muito obrigada por responder !!!
      Estou muito sem paciência...
      Estou percebendo uma melhora muito lenta, cada dia tento sentir os sabores,e o cheiro de ambiente quase não sinto ,mas a cada dia um pouquinho melhor...
      Foi assim com vc ?
      A cada dia vc percebia um melhora?
      Ela foi bem lenta também?

      Excluir
    9. Oi Deborah, foi exatamente assim, eu não tinha paciência alguma. Chorava desesperada. Estava desempregada na época e passava a maior parte do tempo chorando. Qdo sentia lá no fundo o começo dos cheiros eu me enchia de esperança. E acada dia estimulava mais e mais. Não deixe de estimular os teus sentidos. Foi muito demorado e ainda hj eu me pego tentando sentir 100% o cheiro das coisas. Não desistas!!!! É lento sim, mas não deísta.

      Excluir
    10. Ola Vivi, eu novamente aqui te pedindo ajuda...
      Estou sentindo uma melhora no olfato e tambem no paladar, mas tudo muito lento.O que me incomoda mesmo e sentir pouco o sabor dos alimentos.Como foi sua evolucao nesta parte? Me ajude por favor!
      Obrigada .Deborah

      Excluir
  16. Olá Verônica.

    A exatamente um ano atrás aconteceu o mesmo comigo. Tive um resfriado muito forte e qdo ele sarou perdi totalmente o olfato. Tudo tinha o mesmo cheiro de coisa tóxica. Parecia que eu estava presa em um barril de produto químico com um cheiro que eu nunca senti na vida. Perfume,produto de limpeza, coisas que continha álcool tinha tudo mesmo cheiro tóxico. Eu não sentia nada além desse cheiro horrível. Chorei muito. Levantava de manhã e saia cheirando tudo que via pela frente. O médico disse que não havia cura. Mas uma coisa é perder o olfato e outra era sentir aquele cheiro horroroso.
    Passei a usar um remédio que era em espray para o nariz,que a médica receitou e lavar com sorine.
    Demorou uns 4 ou 5 meses, comecei gradativamente sentir novamente o sabor dos alimentos e os cheiros.
    Td dia de manhã eu cheirava canela em pó, pimenta, achocolatado... E assim foi voltando meu olfato. Porém até hoje existem cheiros que não identifico.
    Mas diante do que passei posso dizer que estou 90% curada.
    Espero que quem sofre disso possa se recuperar tbm.
    Abraço
    Boa sorte.
    Viviani

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde uma noite tive uma discussão sofre uma pancada na cabeça com corte e um soco no olho no dia seguinte percebi que não estava sentindo cheiro e nem gosto demorou uns 15 dias pra procurar um médico foi feito raio X do crânio e tomografia não constou nada e mesmo assim continuo sem sentir cheiro nem gosto apenas sinto o que é doce sal e azedo tá com 2 meses não aguento mais se alguém tiver como me ajudar indicado algum remédio agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leda, sei que demorei pra responder ,mas e ai? Como vc está agora?
      O meu olfato foi voltando aos poucos... demorou 7 anos, então não perca a esperança nunca!

      Excluir
  18. Olá pessoal meu nome é Carla quando tinha 17 anos sofri um acidente, bati a cabeça perdi o paladar e o olfato. Hoje tenho 42 anos e até hoje o único que sinto é o doce salgado amargo e azedo. Não sei explicar mais a vida não é a mesma e nunca mais será. É horrível viver com esse problema, lembro do cheiro de algumas coisas e logo sinto uma leve depressão em imaginar que nunca mais sentirei o cheiro e o gosto...infelizmente não existe cura...só milagre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla, desculpe responder só agora... 1 ano depois... hahahaha
      Olha, eu acredito em milagres... acho que o importante é nunca perder a fé! Fica firme! Tamo junto

      Excluir
  19. Olá. Tive traumatismo craniano, fiquei 18 dias em coma, 28 dias internada.No hospital não percebi essa questão do olfato. No inicio não sentia cheiro, agora um ano depois estou sentindo um cheiro terrível, o ruim é q os medicos dizem q não tem tratamento. Jordânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jordania... obrigada por compartilhar sua historia...
      No começo eu tbem só sentia um cheiro ruim, mas depois melhora... Não perca a fé e a esperança...
      Tamo junto
      Deus abençoe

      Excluir
  20. Há dois meses não estou sentido cheiro ,fui no otorrino passou um spray nasal nada aconteceu.Estou triste.

    ResponderExcluir
  21. Alguém já tentou acupuntura?

    ResponderExcluir
  22. Vivi
    Ola vivi, tu poderias me passar teu contato? Meu caso é semelhante ao teu! Gostaria de ter contato! Carienfragada@gmail.com

    ResponderExcluir
  23. Olá pessoal bem vindo ao clube,
    em março/17 viajei pro nordeste com placas na garganta, totalmente inflamadas, mesmo assim fui e tratei lá mesmo, e após 3 meses me dei por conta que não identificava mas os cheiros e aromas, café, perfumes, e todos tinha o mesmo gosto horrivel e sem fragrância, já fazem 8 meses e nada todos os sabores estão distorcidos do real, já fui em 10 otorrinos e só receitam spray, fiz RM da face e TOMO do crânio e tudo normal, antes eu abria a janela pelas manhãs e sentia dos os cheiros da rua,como a chuva caindo na poeira da calçada,cheiro do café, flores, fumaça, ou até cheiros ruins e hoje não sinto nada, apenas um cheiro distorcido e estranho pra tudo....mas não desistam eu vou em frente..boa sorte abraços!! Rui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rui,
      Obrigada por contar sua história...
      Olha, o meu olfato começou a reaparecer depois de 7 anos... e pode ser que demore mais, mas o importante aqui é nunca perder a fé e fazer como está fazendo "ir em frente".
      Nos conte novidades!
      Deus abençoe e tamo junto!

      Excluir
    2. Ok Jubs!!também não é o fim do mundo, perder o olfato, estou reaprendendo novamente lidar com isso,é uma nova experiência e desafios a seguir, estou procurando outras alternativas, como terapia sacrocraniana..to aceitando novas idéias..bom dia!Rui

      Excluir
  24. Ola.. Estou desesperada.. To grávida de 8 meses, tive uma sinusite forte e estou tomando antibiótico ainda.. Mas não sinto nenhum cheiro e nenhum gosto.. Gostaria de falar com alguém.. Segue meu zap 11980742250. E meu email é deborafantiniro@gmail.com

    ResponderExcluir
  25. Não sinto cheiro de nada a mais de 10 anos, nem de gasolina kkkkk até já me acostumei a vida sem cheiro,as vezes até levo vantagem quando todos estão reclamando de algum mal cheiro eu estou tranquilão kkkkk

    ResponderExcluir
  26. Olá pessoal, boa tarde!

    Há três meses, depois de um resfriado, perdi meu olfato. Não sinto cheiro, e aquele sabor aperfeiçoado não sinto mais. Isso tudo para mim é um castigo, pois, adoro culinária e gosto de degustar o sabor dos alimentos. É definitivamente, muito depressivo.

    Fui ao otorrino, ele me examinou, fez um teste dos cheiros e pediu um MRT. Fiz o MRT e graças a Deus não deu problema algum. Retornei ao otorrino e ele me disse que não há nada a fazer, tenho que ter paciência e treinar o olfato.
    Li em uma página na Internet que, treinar os aromas pode ajudar. Por exemplo: cheirar rosa; eucalipto; limão; e cravo. O treinamento de olfato deve ser realizado duas vezes ao dia por cerca de dez segundos (e não com mais frequência) por seis a nove meses. (Obs: link abaixo)

    Irei esperar mais um tempo e se não houver melhoras, penso em fazer uma terapia no Prof. Dr. med. Thomas Hummel. O consultório fica em Dresden Alemanha. Enfim, se eu tiver algum resultado irei compartilhar com vocês.

    Abaixo, irei acrescentar dois links, está em alemão, mas vocês poderiam traduzir no Google.

    https://www.allgemeinarzt-online.de/archiv/a/was-bringt-den-geruchssinn-zurueck-1794057
    https://www.uniklinikum-dresden.de/de/das-klinikum/kliniken-polikliniken-institute/hno/ambulanzen-abteilungen/sprechstunden/riechsprechstunde

    Grande abraço, Diva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Divaaaaa,
      Muito obrigada por compartilhar!
      Achei MUITO interessante isso que escreveu e vou fazer um post para ajudar a todos que entrarem!
      Obrigada mesmooo!
      Beijos e forçaaaaaaaa

      Excluir
    2. Olá Diva!

      Eu sem saber fiz este treinamento. Td dia de manhã cheirava primeiro um vidro de canela em pó, depois o Nescau, depois pimenta, depois sabonetes e por ia ia. Cada dia eu cheirava uma coisa. E com mais ou menos com 6 meses comecei a perceber melhora. Hj estou 90% melhor. Espero que dê certo com vc!
      Boa sorte!

      Excluir
    3. Olá Diva!

      Eu sem saber fiz este treinamento. Td dia de manhã cheirava primeiro um vidro de canela em pó, depois o Nescau, depois pimenta, depois sabonetes e por ia ia. Cada dia eu cheirava uma coisa. E com mais ou menos com 6 meses comecei a perceber melhora. Hj estou 90% melhor. Espero que dê certo com vc!
      Boa sorte!

      Excluir
  27. Olá Diva !
    Gostaria de saber se vc melhorou!!!
    Vc chegou a fazer a terapia ?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  28. Boa noite pessoal!
    Meu nome é Rosana,fiz a minha primeira cirurgia de septoplastia e sinusite em Setembro de 2018...apos 2 meses senti que meu olfato desapareceu...com varios retornos ao médico fiz vatios exames como ressonância e Tomografia ambas mostrando que havia muito corpo estranho...e meu médico só me passou antibiótico corticóides ou famosos Sprays nasais e soro pra lavar o nariz varias vezes....
    Enfim ja se passou tempo fiz novamente a cirurgia no nariz para retirar o bloqueo...mas meu olfato nao retornou...estou fazendo tratamento com spray..
    Pra mim o gosto melhorou
    Mas meu olfato sinto esse cheiro de queimado, os perfumes nao consigo definir os cheiro parece que tudo tem o mesmo cheiro estranho...
    Alguém pode me dizer que ja teve nessa mesma situação e melhorou....

    ResponderExcluir
  29. Ola!
    Depois de uma forte gripe ,perdi parcialmente o olfato e o paladar.Ja se passaram 7 meses e sinto uma melhora ,mas e muuuuuito lenta,o que vem me deixando desesperada.Sera que volto a ter o paladar e olfato como antes? Alguem ja passou ou passa por isso .Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você ja passou no médico? tomou remédios? antibióticos, usou spreys? um médico me disse que eu nunca ia recuperar meu olfato, mas eu nunca desisti e cá estou com 90% recuperado.

      Excluir
  30. Oi Jubs, olá pessoal! Tudo bem?

    Infelizmente não tenho uma notícia positiva. Meu olfato não voltou, fiz uma terapia com testes de cheiro e sabor, inalação com pressão. Não senti melhoras. Tento me adaptar, tento esquecer, com o tempo vou me acostumando. Troquei a culinária por fotografia.
    Tenho uma conta no Instagram divinapereira2020
    Grande abraço, Diva

    ResponderExcluir
  31. Oi Jubs, Olá pessoal,

    Irei anexar abaixo uma matéria do Jornal elpais: "O chef que perdeu o paladar"

    https://brasil.elpais.com/brasil/2019/08/12/eps/1565603225_599930.html

    Abs Diva

    ResponderExcluir
  32. Boa tarde
    Perdi o olfato e o paladar após um tce a 7 meses, agora estou sentindo cheiros estranhos que não consigo identificar , o médico neurocirurgião disse que é um bom sinal e diz que vai voltar, não percam as esperanças tenham fé em Deus que tudo vai ficar bem .

    ResponderExcluir
  33. Usei por 3 dias gotas para nariz entupido e quando vi,tava vencido. Faz um dia e meio que percebi q não sinto cheiro e gosto. Gosto eu sinto de doce e salgado. Será que volta ao normal após essa gripe? Usei o remédio duas vezes ao dia, apenas.

    ResponderExcluir