sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Alternativas...

Olá Pessoal, tudo bem com vocês?

Recebi um comentário muuuito interessante em um dos posts daqui do blog e achei legal compartilhar com vocês! Trata-se de um lance de "treinar seu olfato". 
Espero que gostem...


"Olá pessoal, boa tarde!

Há três meses, depois de um resfriado, perdi meu olfato. Não sinto cheiro, e aquele sabor aperfeiçoado não sinto mais. Isso tudo para mim é um castigo, pois, adoro culinária e gosto de degustar o sabor dos alimentos. É definitivamente, muito depressivo. 


Fui ao otorrino, ele me examinou, fez um teste dos cheiros e pediu um MRT. Fiz o MRT e graças a Deus não deu problema algum. Retornei ao otorrino e ele me disse que não há nada a fazer, tenho que ter paciência e treinar o olfato.


Li em uma página na Internet que, treinar os aromas pode ajudar. Por exemplo: cheirar rosa; eucalipto; limão; e cravo. O treinamento de olfato deve ser realizado duas vezes ao dia por cerca de dez segundos (e não com mais frequência) por seis a nove meses. (Obs: link abaixo)


Irei esperar mais um tempo e se não houver melhoras, penso em fazer uma terapia no Prof. Dr. med. Thomas Hummel. O consultório fica em Dresden Alemanha. Enfim, se eu tiver algum resultado irei compartilhar com vocês. 

Abaixo, irei acrescentar dois links, está em alemão, mas vocês poderiam traduzir no Google. 


https://www.allgemeinarzt-online.de/archiv/a/was-bringt-den-geruchssinn-zurueck-1794057 https://www.uniklinikum-dresden.de/de/das-klinikum/kliniken-polikliniken-institute/hno/ambulanzen-abteilungen/sprechstunden/riechsprechstunde 


Grande abraço, Diva"



Diva, muito obrigada por compartilhar e por nos mostrar que existem outros caminhos.
Força e conta com a gente!

Beijos a todos

14 comentários:

  1. Olá !
    Gostaria saber se a Diva melhorou !
    Ela chegou a fazer o tratamento na Alemanha ?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu realmente não sei... ela não falou mais nada...
      Se eu descobrir venho aqui falar pra ti... pode deixar!
      Deus abençoe

      Excluir
  2. Ola estou desesperada e queria orientação, nao sei se ainda tem acesso nesse blog mais queria uma ajuda, da noite pro dia perdi o meu olfato, eu não sei ao certo o que eu tenho so sei que tenho gotejamento nasal o dia todo e agora do nada isso aconteceu, será que com essa pandemia do corona virus pode ser isso ou pode ser sinusite?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Primeiro peço para que não fique desesperada porque vc ainda está no começo dos sintomas. Se conseguir, marque uma consulta com otorrino.
      O gotejamento parece ser renite. Estou assim tbem, mas acredito não ter ligação nenhuma com o corona. Não sou médica, por isso acho melhor tentar marcar um otorrino para ele examinar.
      De qq maneira, fique tranquila porque ainda é cedo para ficar preocupada. As vezes em alguns dias volta...
      Qq coisa volte para nos contar novidades.
      Deus abençoe
      Beijos

      Excluir
  3. Jubs,estou no meio de uma gripe a qual deixou meu nariz completamente trancado. Para conseguir dormir e até para evitar respirar pela boca e aumentar a dor de garganta fiz uso de um descongestionante desses comuns que aliviou muito meu nariz trancado. Porém, em questão de 3 dias perdi completamente meu olfato e paladar, parando pra pensar foi gradual (comecei perdendo po mepaladar) pegou de surpresa até porque comecei a pensar que se tratava de um efeito colateral da gripe porém percebi que mesmo com o nariz funcionando completemente (seja pelo descongestionante ou por uso de soro fisiológico/nebulização) eu não sinto qualquer cheiro ou gosto. Eu notei que não sentia o cheiro do café passando, que o amaciante parecia fraco, mas não tinha parado para pensar. Foi só quando fui comer que percebi que mesmo com o nariz funcionando eu não sentia qualquer cheiro, e é justamente por isso minha preocupação. Se não estivesse conseguindo respirar, faria sentindo a perda do olfato, porém mesmo quando consigo não sinto nada.
    Por meio de pesquisa pela internet li que o uso em demasia desse descongestionante pode acarretar em perda total ou parcial do olfato. Realmente usei bastante nesses dias, como falei, esse medicamento, buscando conforto
    Eu acho que danifiquei algum nervo ou algo assim fazendo o uso desse descongestionante (2/3 do frasco foi, mais ou menos, o que usei desde o dia 01/04)
    Eu sinto o gosto salgado e doce, mas não o gosto do alimento, sabe? E de cheiro não sinto absolutamente nada.
    Eu sei que o lógico seria pensar que é momentâneo mas nunca na vida perdi o olfato, eu sou daquelas pessoas que "sente cheiro até demais" e está tudo muito estranho. Confesso que o desespero está tomando conta de mim.
    Com essa stiuação do corona vírus um otorrinolaringologia só vai ser possível daqui uns 20 dias, vou agendar a consulta.
    Se eu tiver alguma alteração venho aqui atualizar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eitaaa... entendi.
      Mas não se desespere... faça isso mesmo que disse. Marque um otorrino, mesmo que demore um pouco mais. Acho que ainda esta no tempo... Eu demorei 3 meses pra marcar o meu, por isso deu ruim...
      E o uso do remedio tem que ser muuito tempo... eu usei tipo 15 anos... acho que não precisa dessa preocupação, mas denovo, o médico sabe mais... hahaha...
      Nos conte novidades sim, por favor.
      Deus abençoe ai.
      Beijos

      Excluir
    2. Oi meu bem tenha calma .... faça o tratamento direitinho e tenha fé em Deus ....

      Excluir
    3. Oi achei muito interessante uma cirurgia que me parece inovadora , se vcs puderem divulgar acredito que possa ajudar muitas pessoas ,meu intuito é apenas ajudar
      http://www.facebook.com/story.php?story_fbid=2582640555356794&id=1967915000162689&scmts=scwspsdd&extid=2pioiHSUBSBXzF2x

      Excluir
    4. O nome do médico e Fausto Viterbo em sp

      Excluir
  4. Oi qual remédio vc usou por tanto tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. usei vários... aturgil, neosoro, sorine, entre outros que nem lemnbro mais o nome...

      Excluir
  5. Oi qual remédio vc usou por tanto tempo?

    ResponderExcluir
  6. Estou com gripe e perdi meu olfato a uma semana, e junto o paladar, mano é muito ruim! As vezes nem sinto prazer de comer, pois não sinto gosto de nada. Espero que não seja permanente. Tomara que seja algo passageiro.

    ResponderExcluir