quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Sim, eu perdi o Olfato!

Olá Pessoal,

Não aguentei e montei um blog para contar aqui algumas aventuras que vivencio com esse olfato e, por consequencia, paladar zicado!

Primeiro vou resumir como eu perdi o queridíssimo...
Em meados de Dezembro de 2010 tive uma forte gripe acompanhada de uma forte crise de sinusite. Como qualquer idiota, eu não procurei um médico e fui me auto medicando. A gripe passou, a sinusite passou, mas numa Segunda - feira (mais ou menos uma semana após a crise) acordei para preparar o café e percebi que o cheiro não era o do café e que também não era de qualquer outra coisa, era um cheiro novo. Pensei: "deve ser por causa da gripe, mas daqui um tempo volta...". Continuando como uma sem noção, não procurei o médico.
3 meses se passaram (sim, eu sou uma sem noção) e eu sem convênio, resolvi tomar uma providência. Marquei um Otorrino pelo SUS e esperei mais 01 mes para conseguir ser atendida. Ele me pediu uma tomografia, fiz e voltei com ele. Analisando o exame ele disse que estava tudo em ordem e que então provavelmente era o nervo olfativo. Ele havia falecido ou estava simplesmente adormecido.
- Não tem cura! - Ele disse.
Pooooooooooootz, foi tipo um soco na cara sabe? Meu marido estava comigo no consultorio e já viu meus olhos se enchendo de lágrimas. Chorei muuuuito mesmo, mas não adianta nada!
Resolvi procurar mais um otorrino para pegar opiniões diferentes. O que aconteceu é que o outro otorrino deu o mesmo diagnóstico, ou seja, morte do nervo olfativo.
Não existe cura, tratamento, cirurgia, prótese, enfim. MAS, existe a cura divina pra quem cre, como eu!
Tentei alguns tratamentos durante esse tempo, mas nada funciona e tudo continua igual. O que me incomoda mais não é nem o fato de eu não conseguir destinguir os odores, mas sim o meu paladar que foi alterado em 95%. A maioria das coisas que eu comia, não consigo comer mais, porque o gosto se tornou ruim, são horríveis e não dá pra comparar com nada, pois é tudo tem um gosto novo (é meio difícil de explicar). Toda minha alimentação foi alterada, os temperos não podem ter cebola ou alho, café não desce mais, chocolate é horroroso, enfim gente!

Tenho retorno no Otorrino com outra tomografia e vamos vendo. Vou postando aqui o que vai me acontecendo e as aventuras que passo. Por ser uma sindrome rara, prefiro compartilhar aqui pra talvez ajudar quem precise de algumas informações relacionadas a isso.

A propósito, o nome disso é Anosmia.

Um beijo e um cheiro, quer dizer, só beijo!

276 comentários:

  1. NOSSA! E EU LEVEI UM TOMBO A 15 DIAS E BATI A MINHA CABEÇA, EM SEGUIDA PERCEBI O MESMO, TO COMEÇANDO MEU TRATAMENTO, MAS PREFIRO NÃO PENSAR NO PROBLEMA E TER FÉ EM NOSSO DEUS, ELE NOS COLOCOU NO MUNDO PERFEITO, E TENHO CERTEZA Q. VAMOS VOLTAR A SER PERFEITAS NOVAMENTE.
    BJÃO MILLA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Mila!
      Que incrível receber o seu recado...
      Posso postar?

      Acredito mesmo que seremos perfeitas novamente, em nome de Jesus!
      Boa sorte com o tratamento!

      Beijos
      Ju

      Excluir
    2. Eu cai em outubro do ano passado..e ate hj não sinto nem cheiro e nem gosto...já fiz exames neurológicos e nada.fico triste.pois adoro perfumes...
      meu nome e shirlei.

      Excluir
    3. Poxa Shirley... Que triste! Mas vc não pode desanimar! Corra atrás... faça consulta com outros médicos e o mais importante: não perca a fé!!!
      Qualquer coisa estamos ai heim!
      Beijos

      Excluir
    4. Depois de muita pesquisa achei uma luz no fim do tunel, uma médica especialista com um novo tratamento, acessem o site www.gracielamsoler.com.ar, procurem tambem por Dr. Thomas Hummel, vale a pena.

      Excluir
    5. Nossa, não poder sentir o cheiro de seu bebê, isso é terrível. Mais graças Deus por tudo. Antes sem olfato que outra coisa pior. Sofro com isso a quase um ano, foi da mesma forma, quando me dei conta não sentia cheiro de nada. Otorrino, Neuro, fiz tudo . Não tenho nada. Só um milagre do Senhor. Estou orando.

      Excluir
  2. Pessoal, meu caso é parecido. Estou com 52 anos, há dois, ou seja após completar 50 anos, fui acometido por diversas enfermidade. Coisa que nunca tive antes, sempre tive boa saúde, quase não procurava médicos, a exceto para os exames de rotina. Pois bem, a começar de unha encravada, alergia respiratória, alergia de quase todos as essências, pó, fumaça, fungos, até de vento frio. Estou igual a um velho de 100 anos, saio do banho pela manhã espirrando desisperadamente, não posso pôr o pé descalço no piso frio, nariz escorrendo e pior, perdi toda sensibilidade do paladar e do olfato. Não tenho mais prazer em comer algo gostoso, só percebo o amargo, doce, azedo, ardido e salgado.

    Já fui em mais de dez especialistas e dezenas de medicamentos em vão, não obtive êxito, continuo sofrendo os mesmos sintomas.

    Se souberem a cura, por favor, informe aqui.

    Abraço, a todos, Onofre Borges

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onofre, muito obrigada por colocar aqui a sua experiência também.
      Com certeza se eu souber de algo, te aviso sim.
      Você já tentou acupuntura? Eu ainda não tentei porque é um pouco caro, mas ouvi dizer que possa funcionar!
      Se tentar, volte aqui e conte o que aconteceu...
      Agradeço mais uma vez.
      Abraço e boa sorte pra nós.
      Ju

      Excluir
  3. Ju,

    Vou me informar sobre acupuntura. Não tenho muito ânimo em ir a esse especialista, sei lá, mas...., sou um pouco cético nessa área da saúde, acho que em minha cidade nem tem esse profissional. De qualquer forma, vou pesquisar e se tiver boas recomendações irei, quero ficar curado. Tendo informação posto no seu blog.

    Abraço, Onofre Borges

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo Onofre.gostaria de dizer a você que a coisa mais incrível como tratamento alternativo é a acumulará desculpe o erro.assim como você, eu também era reticente quanto a este tipo de tratamento até que finalmente o procurei.foi a coisa mais importante que fiz em toda a minha busca por tratamento.logo na primeira seção, deixei no lixo do consultório pelo menos cerca se 90% dos meus sérios problemas que me afligia por cerca de 20 anos.a propósito, me consultei com o DR março Aurélio Cozzi em belo horizonte,MG. Na época ele era o presidente da sociedade de medicina alternativa.maravilhoso,experimente por favor,para o seu próprio benefício.

      Excluir
    2. Caro amigo Onofre.gostaria de dizer a você que a coisa mais incrível como tratamento alternativo é a acumulará desculpe o erro.assim como você, eu também era reticente quanto a este tipo de tratamento até que finalmente o procurei.foi a coisa mais importante que fiz em toda a minha busca por tratamento.logo na primeira seção, deixei no lixo do consultório pelo menos cerca se 90% dos meus sérios problemas que me afligia por cerca de 20 anos.a propósito, me consultei com o DR março Aurélio Cozzi em belo horizonte,MG. Na época ele era o presidente da sociedade de medicina alternativa.maravilhoso,experimente por favor,para o seu próprio benefício.

      Excluir
  4. olá eu me chamo ryan wolf, e a um tempo tive um acidente no laboratório em que eu trabalho e tive durante muito tempo submetido a um cheiro toxico e eu tive no médico e não tinha absolutamente, mas 2 dias depois estava em casa(para recuperar) quando me levantei para ir comer qualquer coisa e simplesmente, não conseguia cheirar, mas achei normal, mas para meu espanto quando provei o pão que tinha preparado senti um sabor tão estranho... isto continuou com outros alimentos, e nunca mais voltou, eu resolvi voltar ao médico mas este me disse que tinha perdido o olfacto.fiquei bastante abalado pois sinto-me estranho e tenho um pouco de receio dos meus colegas me porem de parte....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ryan, valew pelo comentário!!!
      Tenho um post que falo mais ou menos sobre o lance de ser excluido da galera!
      Sair pra comer faz parte do social e nessa nossa situação, muitas vezes tive que ir, mas não comer nada...
      A única coisa que posso te falar é que infelizmente temos que aprender a conviver com isso e buscar alimentos que nos agradam mais...
      Reaprendi a comer e hoje existem alguns alimentos que meu paladar tolera, então sempre como os mesmos!!!
      Tenho muita fé em Deus e esperança de que um dia serei curada!
      O lance é não deixar isso te desanimar a ponto de quase entrar em depressão, como foi o meu caso!
      Enfim, se quiser conversar, estamos ai!
      Compartilhe suas experiência e qualquer novidade nos conte!!!
      Beijos

      Excluir
    2. Olá jubs era para lhe dizer que faz hoje 8 meses que recebia notícia que perdi o olfato. Não perdi a esperança de, talvez um dia recuperar... Graças a ajuda do meu irmão e dos meus amigos, tenho andado animado e não deprimido e fechado em casa a ver televisão com o meu cão. Agradeço-lhe também, pois os seus postes têm me ajudado bastante....
      Tenho esperança de voltar a entrar num cinema e dizer: "Que cheirinho a pipocas"
      Obrigada, muitos beijinhos :)

      Excluir
    3. Olá, meu nome é Isabel. Tbem perdi o olfato a um ano. Já Fui em três otorrinos, fiz tomografias do cranio e da face não deu nada. Todos eles disseram a mesma coisa que não tem cura. Um otorrino me passou o medicamento ALFA LIPÓICO, o meu paladar voltou totalmente mas o olfato não. Tenta tomar este medicamento talvez possa te ajudar no paladar. Vamos ter fé, porque a cura do olfato só o SENHOR JESUS. Abraços.

      Excluir
    4. Olá, meu nome é Isabel. Tbem perdi o olfato a um ano. Já Fui em três otorrinos, fiz tomografias do cranio e da face não deu nada. Todos eles disseram a mesma coisa que não tem cura. Um otorrino me passou o medicamento ALFA LIPÓICO, o meu paladar voltou totalmente mas o olfato não. Tenta tomar este medicamento talvez possa te ajudar no paladar. Vamos ter fé, porque a cura do olfato só o SENHOR JESUS. Abraços.

      Excluir
    5. voce melhorou com alfa lipoico ? estou tomando a 3 dias na esperanca , pois ja nao sinto olfato e paladar uns 4 meses vou marcar medico otorrino hoje estou muito triste e nao paro de pensar nisso! SO JESUS NA CAUSA!!!

      Excluir
  5. Olá pessoal, gostei dos comentários. Meu nome é SINVAL, tambem perdi meu ofato a uns seis meses, acredito que foi após uma queda de escada onde bati com a cabeça no chão. Já passei por três médicos, tomei alguns remédios, porem nada resolveu. No momento estou desanimado, porem se souberem de alguma novidade me avisem por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olá Sinval! Obrigada por compartilhar...
      Já ouvi histórias como a sua... Não sei se no seu caso tem cura... O meu, foi o nervo olfativo que parou de funcionar e até hoje a medicina ainda não descobriu uma forma de "reavivar" um nervo, por isso, não tem cura.
      O que eu fiz no começo, foi ir em mais de um médico para pegar opiniões diferentes, sem falar que tinha ido no anterior... As respostas foram as mesmas, por isso me conformei!
      A minha situação é chata! A única coisa que posso fazer é esperar e talvez volte...
      Nunca imaginei que o sentido que, as vezes, damos menos importância, faria tanta falta! rsrsrs...
      A mesma coisa que eu disse para o Ryan, digo pra vc... Não deixe isso te desanimar... Procure alimentos que sejam gostosos pra vc e não hesite em compra-los... Muitas das coisas que eu consigo comer, são as mais caras do mercado, mas eu não quero nem saber!!! rsrsrs. Se vc se desanimar é perigoso até entrar em depressão, como aconteceu comigo, e isso não é legal... Acredite!
      Nos conte novidades heim!
      Abraço e boa sorte!

      Excluir
  6. Nunca tive problemas respiratórios, nem alergia, nada. No começo deste ano me deu uma sinusite aguda, que acabou se tornando crônica, e ainda fui diagnosticado com rinite (que eu nunca tinha tido). Mas o pior foi no mês passado, que perdi o olfato e o paladar, de um dia para o outro. Após vários exames, tomografias do crânio, da face e etc, os médicos todos disseram que não há o que fazer...estou desesperado, pedi para sair do meu emprego, to com uma puta depressão, já pensei até em suicídio. Minha única esperança é Deus...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sei como é... Tem um post aqui que fala sobre a frustração da perda do olfato... Também quase entrei em depressão.... Só chorava e foi bem difícil! Hoje a minha
      unica esperança é Deus mesmo! Continue firme e sempre que quiser conversar, estamos ai!!!
      Vamos orar um pelo outro!
      Como é seu nome?
      Abraços
      Ju

      Excluir
    2. Eu também perdi o olfato depois de uma forte gripe. Cheguei a usar um spray nasal e foi o que me causou esse dano. Já tem uns dois anos que não consigo sequer sentir o perfume do meu marido.

      Excluir
    3. Nossa gente eu estou a um ano com o mesmo problema e tudo começou tbm depois de uma gripe forte. ... É triste demais não poder sentir os cheiros :( e o meu paladar tbm foi prejudicado

      Excluir
    4. Nossa gente eu estou a um ano com o mesmo problema e tudo começou tbm depois de uma gripe forte. ... É triste demais não poder sentir os cheiros :( e o meu paladar tbm foi prejudicado

      Excluir
    5. Olá Polyana,
      Farei 6 anos nessa situação, mas muita coisa mudou! Meu paladar e olfato acabaram se adaptando e hoje já voltei a comer um monte de coisa que não comia antes... Vai tentando que daqui a pouco rola de comer...
      Que é triste é mesmo, mas tenha força! Como um dos médicos me falou: "chorar e ficar triste não farão com que o quadro mude..."
      Tamo junto!
      Se precisar estamos por aqui
      Beijos

      Excluir
  7. Jú, meu nome é Marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso Marcelo! Vamos nos ajudar e nada de ficar down... Tudo na vida tem um propósito, mesmo que difícil de passar... Em Dezembro já fará 3 anos que estou nesse situação e tento não pensar nisso... Sei que é difícil, mas estamos ai pra nos ajudar, ok?
      Abraços

      Excluir
  8. Valeu querida, vou tentar sair dessa, mesmo que esteja insuportavel...acho que por ser muito recente o desespero é meio normal. De vez em quando eu passo por aqui, se Deus me ajudar a não fazer uma merda. Abraço

    ResponderExcluir
  9. Nossa, não tenho nem palavras pra nada...fui eu q descobri o blog para o meu irmão (Marcelo) e ele escreveu esses depoimentos no dia 19 de agosto. Ju, ele se matou no sábado, ficou completamente transtornado com a situação, fizemos de tudo mas ele só sabia chorar e chorar e chorar. Espero q Deus o perdoe e o abençoe, só nós aqui sabenmos o desespero diário dele. Fica com Deus Ju!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meeeu Deus... estou muito chocada! Acabei de ligar para o meu marido de tão pasma que fiquei e também não tenho palavras pra vocês agora. Uma coisa eu posso dizer, vou orar pela família pra que haja um conforto e que Deus envie o anjo consolador, porque realmente não é fácil. Queria te pedir uma coisa... Se você achar legal, escreva a história dele, como uma homenagem, e eu posto aqui no blog pra que todos conheçam a história dele... Eu realmente queria fazer algo por vocês e sinto demais por essa perda. Fiquem firmes e que Deus abençoe muito a família de vocês.
      obs: não sei o seu nome...
      Beijos
      Ju

      Excluir
  10. Ju, a história dele foi a q ele mencionou na primeira vez q escreveu. Ele passava o dia inteiro cheirando as mesmas coisas e dizia q estava parando gradativamente. Qdo parou de sentir, ele passava o dia dizendo q não respirava mais, q estava sufocado,q precisava se libertar daquele corpo...ele foi em uns 30 médicos eu acho, tentou acupuntura umas 2 sessões, tava tomando homeopatia, coticóide, calmantes. Ele acordava a noite gritando desesperado, se batia na parede, dizia q precisava voltar a viver. Deixou um filhinho lindo de 9 anos, q esta tb cmpletamente arrasado. Por favor Ju, oremos pela alma dele, ele realmente estava num desespero q nunca vimos igual. Meu nome é Fabiana. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabi, eu realmente sinto muito por tudo isso. É muito triste... Queria saber se posso fazer um posto sobre a história dele??? Quero ajudar outras pessoas com o mesmo problema...
      Com certeza vou orar...
      Beijo

      Excluir
  11. Respostas
    1. Obrigada Fabi e conte com minhas orações!
      Deus abençoe!
      Beijo

      Excluir
  12. Boa tarde, Ju. Estava procurando algo sobre esse problema e descobri seu blog. Há 10 anos tive uma crise de rinite alérgica e perdi olfato por uns dois meses. O médico receitou uns anti- alérgicos e disse que ia passar. De fato passou mesmo e aconteceu algo curioso. Durante uns nove anos eu perdia o olfato apenas no inverno, depois voltava ao normal. Agora esse mês de setembro está fazendo um ano que o problema voltou. Não fui ao médico, fiquei esperando melhorar e nada. Não tenho mais gosto ao cozinhar, deixo o bolo queimar, as panelas. Não vejo mais graça e nem motivo para usar perfumes. Estou muito contrariada. Pelos depoimentos que li aqui eu vou ficar assim para sempre? Meu Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariaaaaaaa, o seu caso é realmente bem diferente. Não tinha escutado nada parecido. O bom é que ele vai e volta, então pode ser que volte novamente, nunca se sabe. O que eu aprendi com isso tudo é que a gente deve se cuidar sempre, mesmo quando estamos sem o olfato. Há uma semana tive outra crise de sinusite e fiquei 6 dias com dor... Resolvi ir no otorrino e tive que tomar antibióticos... Quando perdi meu olfato foi a mesma coisa, mas não é porque eu já perdi que vou deixar de cuidar né?
      O lance de não ter mais volta eu acredito que não seja bem assim. O seu caso é bem diferente e se já voltou das outras vezes, pode muito ser que volte sim. Meu médico disse que já viu casos de voltar e ficar normal. O meu sumiu há 3 anos e até agora nem melhorou e nem piorou.
      Cada caso é um caso.
      O que eu sempre digo é: não podemos desanimar e perder as esperanças!!! As minhas eu coloco em Deus que sei que Ele é poderoso a ponto de fazer um milagre, por mais que os outros digam que não volte mais...
      Por favor, se precisar não hesite em me contatar, ok?
      Desejo melhoras.
      Beijoca

      Excluir
  13. Muito Obrigada,Ju, pela atenção. Virei mais vezes. Me senti em casa nesse espaço. Obrigada! Tenho uma página onde escrevo umas bobaginhas, isso tem me ajudado muito. Se um dia quiser me fazer uma visita ficarei contente. Vou deixar o link:

    http://www.recantodasletras.com.br/autor.php?id=86838

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariaaaaa, que bom que gostou! E volte mais mesmooooooo!!!!
      Vou entrar no seu site sim!
      Valew e super beijo

      Excluir
  14. Olá Jubs....
    Que legal achar um blog que fala exatamente do meu problema, quando fui procurar algo sobre esse assunto na internet achei que não encontraria nada e agora estou muito surpresa....
    Estou com uma terrível gripe à quase duas semanas e agora percebi que não estou sentido odores e nem o paladar... Estou desesperada....
    Imagina só ficar a vida inteira sem sentir cheiros e gostos....
    Igual vc disse no seu depoimento, primeiramente tenho que e apegar à DEUS e vou loguinho procurar um médico, nossa, não sabia que era tão sério....
    Muito obrigada pelas dicas, Que DEUS te abençoe!!!!
    Ah, Jubs, ora por mim tah amada!!!!!
    Bju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola querida, fico muuuuuito feliz em poder ajudar... É isso ai!!! A dica que eu dou: vá ao médico o quanto antes. Não espere!!! Pode ser que o seu tenha volta!!!
      Se apegue à Deus, caso não volte e siga em frente sem desanimar! Lembre-se que nada acontece por acaso! Às vezes Deus quer nos usar nesse problema, pra ajudar os outros, ou pra nos ensinar alguma coisa que precisamos....:)
      Fique firme e com certeza orarei por você! Como é seu nome?
      Beijoca

      Excluir
    2. Oi Jubs, Bom diaaaaa!!!!!!
      Meu nome Elisângela, muito obrigado pela dica tah.......
      Fica com DEUS!!!!
      Bju

      Excluir
  15. Oi Jubs, meu nome é Léa e estou com esse problema também. Tive uma gripe forte e do dia para a noite fiquei sem sentir cheiro e sabor, tem horas que me desespero, fui ao médico e ele me recitou um xarope, rinossoro e outros remédios, estou tentando, se der certo volto para contar.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Léa, realmente às vezes você vai se desesperar, mas não sofra por antecipação. Espere pra ver depois do tratamento... e por favor, nos conte aqui o que aconteceu heim!!!
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  16. Olá Jubs!
    Era para lhe dizer que os seus postes tem-me ajudado bastante, pois fazem com que me sinta mais confiante sabendo que não sou o único a passar por isto.
    Quanto a situação dos meus colegas, não tive outro remédio senão tentar-me integrar de novo. Felizmente eles têm compreendido bem a situação, mas claro que não deixo de pensar que por vezes sou excluído de certos trabalhos por este problema. Mas não vou desanimar...
    Obrigado, por este fantástico blog....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puuuxa vida!!! Que legal saber que estou ajudando!!! Criei o blog justamente por isso!!! Por também não tinha encontrado ninguém com o mesmo problema!!! É pra ajudar mesmo! hahahaha...
      É uma síndrome bem rara e muitas vezes sem cura! Acredito que nada acontece por acaso e que isso vai servir pra alguma coisa no final de tudo! rsrs...
      Sempre que quiser conversar, estamos ai!
      Abraço e tudo de bom!
      Desejo cura pra você também!hehe

      Excluir
  17. Olá Jubs!!!!
    Sou eu o Ryan Wolfe gostava de lhe dizer que não sei como lhe agradecer este seu blog....tem me ajudado imenso, mesmo muito.
    No ínicio sentia-me perdido não saba o que fazer, passava os meus dias em casa a falar como o meu cão porque tinha medo de falar com pessoas. Pensava que era que ia ser sempre o alvo das piadas que não podia voltar a ser o mesmo...mas percebi que não era verdade. Os seus posts mostraram-me que para tudo a uma solução. Que podia voltar a sair com os amigos que podia voltar no meu laboratório e não ser posto de parte. Apesar de tudo o facto de entrar no cinema a haver sempre alguém que mande a piada do "hum que cheirinho a pipocas.." ainda me enerva um pouco...
    Mas muito obrigado .. MUITO OBRIGADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahahaha... Olá Ryan, adorei seu comentário! Fiquei muuuuuuuuuuito feliz em saber que estou ajudando! Esse é o real objetivo do blog!!! Apesar de tudo, a vida continua!!! Não podemos deixar que esse tipo de coisa nos desanime! Espero continuar te ajudando e se precisar estamos ai!!!
      Deus te abençoe e continue forte!
      obs: o lance do cheiro da pipoca também me deixa um pouco nervosa!!! hahahahahaha
      Beijocas

      Excluir
    2. Olá de novo Jubs, sou eu o Ryan
      Gostava de lhe fazer uma pergunta...tal como lhe disse no meu primeiro post aqui neste site eu perdi o meu olfato devido a uma exposição excessiva a um cheiro toxico no laboratório em que trabalho. Tudo aconteceu quando eu e o meu parceiro estávamos a fazer umas experiências e depois ele saiu, e eu fiquei lá sozinho. Para minha infelicidade a experiencia correu mal e resultou numa pequena explosão que me fez desmaiar, depois disso só me lembro de acordar e de ver os meus colegas à minha volta.Depois disso tive uns ataques de tosse bastante violentos e alguns vómitos.
      Isso já se passou a algum tempo mas ultimamente tenho sonhado com isso..já falei com o meu irmão e com a minha namorada e eles aconselharam-me a falar com alguém que percebe-se do assunto.
      A pergunta é acha que devo contactar um profissional ou é normal, será o indício de uma depressão...tenho medo.
      Obrigado.

      Excluir
  18. Caramba Jubs, meu nome é José Pedro tenho 56 anos, sou de Londrina PR, li todos os comentários postos aqui no seu blog, eu há uns dois anos e meio sofri uma tontura seguida de uma queda, bati a cabeça no chão, e fui levado ao hospital pelo siate, os médicos fizeram perguntasse eu fui orientado à procurar ajuda médica e de médico em médico acabei por parar em um cardiologista depois de uma série de exames, foi constatado uma falha no batimento cardíaco, o médico me disse que se naquele momento não sei o que não estivesse quebrado eu ficaria ali para que me instalassem um marca-passo, mas me disse, não se preocupe não em 3 ou 4 dias a gente te liga para marcar a colocação do marca-passo, 3 ou quatro dias hum hoje já fazem mais de dois anos e tá agora não recebi nenhuma ligação para marcarmos a colocação, Ju bobo fui eu de ficar esperando tanto tempo em vez de procura-los, poxa eu que sou a parte interessada, mas não fiquei esperando, e durante a espera eu fiquei tendo tonturas, até que em Setembro de 2013 eu estava em um pequeno Shopping no centro de Londrina olhando uns cartões de visita em um balcão, eu trabalho ainda com cartões e serviços de gráfica, eu estava com o meu corpo levemente inclinado para frente e quando ia voltar com o meu corpo na posição normal (reta) eu não me lembro de nada do que aconteceu eu tive informações de que eu caí batendo fortemente a cabeça no chão, depois lendo os resultados médicos eu li uma coisa que chegou a me arrepiar AVC sim eu sofri um avc mas nestas alturas eu já havia percebido a ausência de odores, fiquei uns 13 dias no hospital pra mim apagado pois não me lembro de nada, mas acredita Ju eu tinha dois Anjos ao meu lado o meu anjo e o Anjo da minha esposa que em nenhum momento me abandonou, só pelo fato de minha esposa estar muito mais presente em minha vida é que eu não tive tempo para ideias ruins que pudessem me levar a fazer coisas erradas com a minha vida, posteriormente eu comentei com o médico de cabeça sobrea ausência de odores, ele me disse que por eu ter sofrido esse AVC perder o cheiro foi a coisa mais leve que poderia ter acontecido comigo. Comentei com êle que DEUS EXISTE confio muito Nele e tenho muita esperança que volte o meu olfato, paladar eu não perdi não só o olfato.
    Bem Ju me desculpe, já falei demais para o meu tamanho, mas vou te dizer algo você acredita que de vez em quando eu sinto algum odor, não é sempre não.
    Um bom domingo a todos e que Deus os abençoe a todos e dê uma solução para cada um de nós seus filhos.

    ResponderExcluir
  19. Caramba Jubs sou eu novamente José Pedro agora que eu já invadi o seu espaço sem mesmo pedir licença, me desculpe mesmo de coração
    eu só estou aqui novamente porque eu achei sim o seu blog mas foi sem querer apenas eu digitei no google o assunto agora para mim ver a sua resposta se eu tentar entrar novamente eu não vou conseguir, para mim entrar me mande em meu e-mail: paranabrindes_jp@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi José... Caraca, que história bem loka heim!!! Adorei ler o que escreveu!!! Acredito mesmo que os anjos estiveram do seu lado e com certeza não podemos perder a fé! A ídeia é nos apegar a isso e não soltar mais!!! Como já dizia um louvo antigo: "segura na mão de Deus e vai"... Hehehehe... Desejo de coração que tudo continue dando certo pra ti e que a nossa cura chegue sim!!!
      Não precisa se desculpar e apareça sempre que quiser!!!
      Adorei!
      Deus te abençoe
      Abraço

      Excluir
  20. Olá Jubs é o Ryan era para lhe dizer que recentemente consultei um psicólogo pois tal como referi num comentário anterior ultimamente tenho tido sonhos e reações estranhas perante esta situação de ter perdido o olfato...O psicologo disse-me que se calhar podia ser o inicio de uma pequena depressão mas se tiver apoio consigo ultrupassa-lo. Gostava de lhe perguntar como fez para superar a sua depressao, o que pensava... Desculpe o incómodo mas sinto-me um pouco perdido..
    Desculpe novamente....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ryan, há um tempo atrás escrevi a resposta pra você, mas acho que não veio... Eu comecei a frequentar "circulos de desabafo" em uma igreja aqui de SP. Se chama Bola de Neve... Toda terça eles fazem essas reuniões e um dos assuntos é depressão, sindrome do pânico, TOC e outros... Isso me ajudou muito, pois eu contava minha historia e ouvia a dos outros... Claro que eu era a unica com esse problema, mas os outros problemas também me ajudavam... Fora isso eu orei muuuuito pedindo pra que Deus selasse meus pensamentos e que colocasse apenas pensamentos bons que viessem direto do trono dele, entende? Isso me ajudou demais!!!
      Acho ótimo que você tenha ido em um psicólogo... Eu só não fui, porque consegui sair dessa sem precisar... Espero que tudo de certo pra vc e continue nos dando noticias!!!
      Boa sorte e tamo junto!
      Beijo e Deus abençoe

      Excluir
    2. Muito obrigado Jubs pela opinião...vou informar-me acerca desses "círculos de desabafo" se calhar vai ser bom para mim entrar num ambiente diferente, com pessoas novas... Como já referi antes a sua ajuda foi fundamental na minha adaptação a esta nova "fase" da minha vida.... Agradeço-lhe imenso isso..e por partilho aqui para si a notícia de que decidi que era a altura para pedir em casamento o amor da minha vida...Estou muito nervoso de me engasgar a meio do pedido mas... nervos à parte pois neste momento a minha felicidade é maior...Obrigada Jubs conte comigo para o que precisar...

      Excluir
    3. Aaaaaaahhhhhhhh! Que demaaaaiiissss!!! Amo casamento e sou super a favor! Isso muda nossa vida! Sou casada ha 3 anos e meio e não sei o que seria da minha vida sem ele!!! Que demais!!!
      Fico feliz em ter ajudado e se achar uma reunião como essa que falei, acho muito válido mesmo que participe!!!
      Boa sorte e Deus te abençoe!
      Super beijo!

      Excluir
    4. Oi Jubs, é o Ryan já deve ter percebido que quando cá apareço não é boa coisa...Por isso cá está a má notícia, foi me diagnosticado um transtorno.obsessivo-compulsivo. o meu melhor é psicólogo, ou seja ele andava a reparar em algumas coisas, nas minhas ações e reações e por isso disse para consultar um profissional, pois ele recusa-se a dar-me consultas,pois diz que um profissional não é um profissional quando se envolve emocionalmente num "caso"...
      E pronto é isto, não é nada de especial, pois é de uma gravidade pequena...Mas o que interessa é que eu me vou casar, com uma mulher linda daqui a alguns meses, e que Deus está aqui para nos apoiar quando precisamos...
      Um beijo ENORME, que tenha muita sorte, amor e felicidade na sua vida!!!!

      Excluir
    5. Olá jubs era só para corrigir um erro do meu último post.
      Na linha 3 falta a palavra amigo a seguir a melhor(última palavra).
      Peço imensa desculpa, e aproveito para lhe mandar outro beijo..

      Excluir
    6. Ola Ryaaaannnnn!!!! Na verdade todos temos um pouco de TOC... Rsrs... Eu tenho minhas manias também! Fique tranquilo, como vc mesmo disse não é uma coisa tão grave! Agradeço por compartilhar conosco e fico muito feliz pelo seu breve casamento! Que Deus abençoe muito vcs! ;)
      Super beijo

      Excluir
    7. Muito obrigado pelo apoio...
      Que Deus esteja sempre ao teu lado para te apoiar....
      Um Beijinho...Ryan W.

      Excluir
    8. Ameém Ryan!!! Estamos aqui se precisar heim!
      Super beijo

      Excluir
    9. estava a ler, Ryan, existe casos q quando o profissional se envolve emocionalmente com o paciente q deram muito certo ex: o filme olho de lorenzo e outros q descobriram a cura pq o mau vinha em seus familiares, filhos, esposas e etc...

      Excluir
    10. Olha ai que legal! hahahaha

      Excluir
  21. Olá,
    Também perdi o olfato e os médicos dizem que não tem cura mesmo.
    Fiz tomografia, ressonância magnética, tomei por 2 meses o ácido fólico e nada resolveu
    Isso alterou o paladar também, não sinto mais vontade ou prazer em comer, os alimentos não tem mais gosto, só percebo a diferença entre salgado, doce, azedo e amargo.
    No meu caso os médicos colocaram a culpa no prednisona e na Miastenia Grave que sou portadora desde 2002.
    É isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bia!!! Sua história é bem parecida com a minha!!! É bem triste, mas vamos nos manter firme! Marquei um otorrino e vou pegar a receita pra começar acupuntura. Depois posto as novidades aqui!!!
      Abraço e bola pra frente! ;)

      Excluir
    2. Também tive mesmo problema e fui ao médico e eles me disseram a mesma coisa, recorri as raízes e em três dias estava totalmente curado.

      Excluir
    3. Também tive mesmo problema e fui ao médico e eles me disseram a mesma coisa, recorri as raízes e em três dias estava totalmente curado.

      Excluir
    4. Que raizes, pelo amor de Deus! Eu preciso muito ��������

      Excluir
  22. Olá, também estou convivendo com problemas de perda de olfato há mais de três anos. Sempre tive rinite alergica e algumas vezes sinusites e quando eu tomava Predsim o meu olfato voltava mas logo depois de um tempo meu nariz bloqueava novamente. Fui diagnosticada com pólipos nasais ( se quer saber mais se pode ter pólipos veja o site: www.mdsaude.com/2013/09/polipo-nasal.html ). O pólipo só saí com cirurgia e fiz em janeiro, logo depois voltei a sentir cheiro mas faz quase 1 mês que meu olfato tem piorado novamente e estou acompanhando no médico, realmente é muito triste pensar que se a cirurgia não resolveu, talvez eu tenha que conviver pra sempre sem olfato mas eu vou tentar outros tratamentos, talvez acunpuntura que eu nunca fiz. Realmente é importante ir em vários médicos pois infelizmente cada um fala um coisa e para se sentir seguro é bom ir em vários até que voce confie num único médico e siga um tratamento. Ass Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandra,
      Primeiramente obrigada por escrever e compartilhar sua história, que por sinal é novidade... Não tinha escutado falar sobre pólipos nasais! Fiquei triste por você ter se submetido a uma cirurgia e saber que agora não adiantou nada... Espere um pouco para ter certeza! O meu desejo é que seja apenas um evento momentâneo e que você volte a sentir cheiros!!! Acupuntura eu quero tentar também, vamos ver! Depois que você fizer, me dá um toque!
      Enfim, nos mantenha informados! ; )
      Beijão e Deus abençoe!

      Excluir
  23. Ola , pessoal , estou vendo que tem mais gente com mesmo problema que eu .Sempre tive renite alergica , e um belo dia , estava fazendo uma reforma em minha casa, e contratei uma empresa para colocar pedras de granito em uma area de lazer que fiz , fiquei acompanhando o pessoal pra ver se ia ficar do meu jeito ,e eles tiveram que cortar algumas com isso inalei muito po de granito , a partir disso não senti mais cheiro , e é muito ruim , incomodo , ainda não fui no medico , na verdade nem sei qual procurar , vou sair de ferias no trabalho e vou ver isso , ainda não afetou meu paladar , mais vendo os comentarios aqui fiquei triste pacas.
    Por enquanto to tentando acostumar com isso e se alguem conseguir cura me avisem por favor .
    Um abraço pra todos e fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dê, pois é... Quando perdi o olfato nunca imaginei que tivesse tanta gente... E ai resolvi criar esse blog!
      Tenho ajudado muitas pessoas e muita gente tem me ajudado também!
      Eu realmente acho legal você procurar um médico e pegar a opinião dele. Faça os exames e quem sabe... O seu caso é diferente.... Como foi algo inalado, pode ser que com alguns tratamentos, volte ao normal!
      Que bom que seu paladar não foi comprometido...
      Nos de mais notícias heim!
      Beijos e fique com Deus!

      Excluir
  24. Oi De!
    Lendo seu comentário resolvi me manifestar.
    Eu tenho rinite há 12 anos. Durante todo esse tempo usei Neosoro para desentupir meu nariz na hora de dormi.
    Comparado a relatos que eu leio, eu ate que utilizava pouco, apenas a noite e poucas gotas. Tinha medo de afetar meu coração.
    De resto tentei outros tratamentos com remédios, acupunturas, etc.
    No início de abril tive uma crise fortíssima. Assim como você eu estava acompanhando a reforma do meu apartamento, sentia cheiros fortes de produtos de obra, poeira após cortarem coisas com a makita, tudo isso por dias.
    A crise melhorou, mas as dores-de-cabeça e cabeça continuaram e o meu olfato não voltou ao normal. Eu fiquei assustada e resolvi esperar mais uma semana.
    Como o olfato permanecia na mesma, resolvi pesquisar na internet e cheguei nesse blog. Fiquei tão desesperada ao ler os comentários que sai chorando pela rua ate uma clinica de otorrinos que vou sempre, perto da minha casa.
    Por sorte fui atendida pela melhor medica da clinica que me examinou, faliu que o estado no meu nariz estava péssimo, pediu uma tomografia para tentar entender a razão da falta de olfato e no final da consulta me garantiu que eu ia melhorar.
    Eu sai de lá com uma receita na mão para comprar um medicamento e um spray para o nariz. Fiquei mais animada.
    Após cerca de 15 dias de tratamento o olfato parecia na mesma, exceto por algumas pouquíssimas vezes em que ele parecia um pouquinho melhor.

    ResponderExcluir
  25. Voltei a medica e ela me passou mais 2 medicamentos e disse que minha tomografia não mostrou nada muito significativo.
    Preocupada já que estou ha quase 2 meses com pouco olfato estive em outro otorrino ontem. Ele olhou meu exame, disse para continuar o tratamento da medica, que estava tudo correto, mas me passou uma vitamina e um corticoide. Além disso tenho que continuar pingando soro fisiológico de uma em uma hora. Ele foi bem sincero e me disse que caso tenha havido algum dano no meu nervo olfativo posso nunca mais voltar ao normal. Mas que há esperança e esse corticoide pode ajudar. Segundo ele isso aconteceu pela crise forte, somada a algum problema viral, vindo com uma gripe ou algo assim.
    Se esse tratamento nao funcionar vou a outro otorrino e a um homeopata. Sou do tipo que não desiste nunca.
    Acho que você deve ir olho ao otorrino e iniciar a lubrificação com soro ou Maresis.
    Boa sorte a todos,
    Ana Paula

    Ps: meu paladar esta 100% normal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Paula,
      Muito loka sua história!!! É uma aventura mesmo, hahahah!
      O que aconteceu comigo foi isso... meio nervo olfativo veio a falecer e agora to nessa. O meu caso é mais chato, porque meu paladar também foi alterado, então quase entrei em depressão por isso :(
      Quero tentar homeopatia e acupuntura, mas tá difícil de conseguir tempo e dinheiro... Depois que você tentar, nos conte aqui como foi! Quero saber muitooooo!!!
      E é isso ai, não desista nuncaaaaaa!
      Tamo junto!
      Deus abençoe
      Abraço

      Excluir
  26. estou nuito chateada com a perda do meu olfato estou encostada por sindrome do tunel do carpo.para não ficar de tudo parada e pensando bobagens resolvi fazer sabonete artesanal q me distrai e me ajuda financeiramente.apos 1 mes com esta atividade peguei uma gripe muito forte garganta inflamou.nariz muito entupido enfim ,após 7 dias a gripe passou e voltei a preparar meus sabonetes e aromatizadores,mas percebi q só sentia um cheiro adocicado em todas as essencias e percebi q o sabor estava tbm estranho so doce salgado azedo e ardido paladar para destingui as coisas não tinha .estou assim a 1 mes ja estou ficando apavorada até porq precisava tanto deste trabalho por varios motivos .agora lendo todos os depoimentos me entristeci ainda mais ,só me resta ter fé em Deus ;porq não tenhoplano desaúde para fazer umtratamento epelo SUS ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marciaaaaaaaaa,
      Caramba meeeuuu! Que droga heim!
      Mas olhe, você não pode se entristecer e NÃO demore pra ir ao médico, mesmo que pelo SUS. A minha primeira consulta foi com um otorrino do SUS e fiz meu exame pela USP.
      Não desista e não se entristeça. Eu também fiquei assim no começo, mas fará 4 anos e agora já me acostumei e aprendi a conviver com isso. Hoje eu até sei dizer que cheiro está no ar, pois reaprendi os novos cheiros. Mesmo sabendo que o cheiro da gasolina que as pessoas sentem, por exemplo, não é o mesmo que eu sinto, eu já consigo dizer que é gasolina, pois reaprendi os "novos" cheiros. Assim será com você, mas antes de ter certeza, vá num médico e faça os exames!
      Cada caso é um caso! E não desista!
      Tamo junto!
      Me conte mais quando quiser!
      Beijinho
      Deus abençoe

      Excluir
  27. Ol, Jubs! Bati a cabeça há 1 mês. Fui no hospital na hora e nao deu nenhum problema na tomografia. No outro dia senti minha garganta dormente, mas achei que era normal. Mais um dia se passou e eu notei que nao tava sentindo cheiro e que a "dormência" na garganta era a falta do paladar. Fui no neurocirurgião e ele pediu mais exames, mas nada de ressonância. Fiz mais tomografias da cervical e cabeça e tudo normal. E ele disse: olha, essa ausência de cheiro se chama anosmia e deve ter sido causada pelo rompimento do nervo olfativo. É provável que seja definitivo. Até aí tudo bem, mas será que nao poderia fazer uma ressonância ou encaminhar pro otorrino? E o pior: eu nao sentia cheiro d NADA, mas agora sinto um cheiro ruim em TUDO e, com o cheiro, vem o gosto ruim. Agora irei marcar uma consulta com o otorrino pra ver o que seria esse cheiro ruim em tudo. Ah, uma pergunta: esse cheiro e gosto ruim é normal da anosmia ou eu não deveria sentir nada? No começo eu só sentia o sal, açúcar, amargo e azedo, mas agora...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oooiii João! Que história heim! É bem parecida com a minha, tirando o fato de que não cai e sim tive uma crise muito forte de sinosite e gripe ao mesmo tempo... O meu lance também foi o nervo olfativo e realmente não tem o que fazer... A medicina ainda não descobriu um jeito de "consertar" o nervo. Fiquei feliz pelo fato de você ser otimista com esse fato, porque eu não fui tão assim... hahaha.. quase entrei em depressão por não sentir os cheiros e os gostos... O que eu acho é que com o tempo vai mudando. No começo tinha um monte de coisa que eu não podia nem ver na frente por que o gosto era horrível, mas hoje algumas coisas são comíveis novamente... A perda parcial do olfato se chama hiposmia.... O cheiro ruim em tudo é novidade, mas é o que eu falei, com o tempo pode mudar... Meu corpo acabou se adaptando saca? Reaprendi a sentir os cheiros. Mesmo eles sendo diferente dos que as pessoas sentem... Enfim, tamo junto nessa! Tente tratamentos alternativos como acupuntura e medicamento natural... Depois me conte!
      Força ai irmão!
      Beijos e até mais!

      Excluir
  28. Descobri hoje que suco de laranja é uma delicia! Kk logo quando eu percebi que nao tava sentindo, nao liguei muito. Fui no medico e eu só me toquei do que eu tinha quando ele disse que isso provavelmente era permanente... Bateu até vontade de chorar kk. Mas sei lá... Não é nem pelo fato de que 'poderia ter sido pior', mas é que não vejo isso como algo que vai estragar minha vida. Comida japonesa também é extremamente comestível, já macarrão com molho vermelho... Bem, espero que isso passe! Pra mim, pra você e pra todos que estão sofrendo com isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa João... bem parecido com minha situação... Essas mesmas coisas também são boas e ruins pra mim... Já superei, mas as vezes ainda penso: queria taaaaanto sentir o sabor real das coisas... hahahaha

      Excluir
  29. perdi o olfato apos um resfriado muito forte, mas nao me conformo, estava agora pesquisando e encontrei 2 alternativas:
    cura pela homeopatia do olfato e paladar : www.cesaho.com.br - cesaho@cesaho.com.br foi um trabalho realizado por homeopatas de 25/11/2006 a 24/11/2007 e tambem dr. henry ugadim koishi otorrino do hospital das clinicas FMUSP achei esses tels: 5585.9119 e 5584.5122 vou tentar tudo!!!!!!depois conto tb. qualquer duvida procurem no google vcs vao achar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláááááá,
      Que notícia boa essa heim!!!
      Eu acabei parando de pesquisar, mas que bom que você nos trouxe essa notícia! Bora ver com esse povo ai! Tomara que nos dê algum resultadoooooo!!!!
      Qualquer novidade nos fale aqui, por favoooooor!!! ;)
      Como é seu nome?
      Abraço e valew mais uma vez!

      Excluir
    2. Gente pelo amor de Deusm me ajudem! Eu acabo de perder meu olfato e paladar! Estava com nariz entupido e pinguei soro. O nariz desentupiu mas nao sinto gosto e cheiro de mais nada! Me ajudem!!!

      Excluir
    3. Olá Flying... Sugiro você procurar um otorrino o quanto antes!!!
      Às vezes quanto mais rápido você procura ajuda, maiores são as chances de conseguir a cura! Corre lá e depois nos conte como foi!
      Deus te abençoe
      Abraços

      Excluir
    4. Olá gente! Estou sem paladar desde o dia 3 de outubro. Peguei uma gripe mto forte. Só que, ao mesmo tempo, descobri estar com um dente tecnicamente tratado, com uma baita infecção. Tive q tomar mto antibiótico e extrair o bloco com a raiz. Depois disso, senti q meu paladar e olfato, melhoraram uns 20%. Essa região da face, ainda está infeccionada, mas tenho esperanças q melhore mais ainda. A questão é: não subestimem essa possibilidade. Procure seu dentista e investigue mesmo aquilo q parece estar normal na sua arcada dentária. É só uma dica, uma esperança q eu quis compartilhar... Boa sorte a todos!

      Excluir
    5. Genteeeeeee, olha só! Nunca imaginei que poderia ser isso!
      Muito obrigada pela informação Luiza!
      Boa sorte no tratamento!
      Nos mantenha infomados!!! ;)
      Beijos e Deus abençoe

      Excluir
  30. OLA! LEIA, POR FAVOR! EU TB PERDI O OLFATO APOS UM RESFRIADO FORTE, NAO CONFORMADA ACHEI NA NET O DR. HENRY UGADIN KOISHI OTORRINO DO AMBULATORIO OLFACAO E HALITOSE DO HOSPITAL DAS CLINICAS EM S.P. henry.ugadin@uol.com.br eu vou marcar uma consulta com ele , procurem na net e vcs vao encontrar esse tratamento com ele. BOA SORTE PATA NÓS ! Cássia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaaeeeewwwwww! Muito obrigadaaaa!
      Isso é uma ajuda e tantooo!
      Vou fazer um post!!!
      Beijos e sorte pra nós!!!
      Beijos

      Excluir
  31. Ola a todos, estou na mesma situação, na verdade o meu olfato e paladar estao alterados, tudo muito diferente do normal, ate achei que era agrotóxico nas verduras e frutas, o cheiro todo distorcido nao perdi o olfato, mas nao é mais o mesmo e o gosto tb...vou procurar um médico tb....obrigada a todos pelos conselhos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláááá….
      Procure um médico sim e depois nos conte como foi…
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  32. Oi pessoal vim compartilhar com vcs minha história! Eu não sou muito de ir em médicos, tanto que eu vivia com dor de cabeça, resfriado, gripe e garganta inflamada! Até que depois de uma gripe perdi meu olfato e paladar! De um dia para o outro não sentia cheiro e nem gosto. Até ir ao médico demorei 1 mês, a otorrino não deu nenhum diagnóstico mas me receitou spray nasal, prelone e aciclovir. Passado 1 mês não houve melhora significativa, então ela me pediu uma ressonância magnetica do encéfalo. Chega a ser desesperador não conseguir ter paladar, perdi totalmente o prazer de comer. Quando o resultado sair volto para comentar! Boa sorte a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olaaaaa...
      Caraca heim... bem parecida com minha história, mas ainda bem que foi ao médico antes.... Eu demorei uns 3 meses pra ir ao médico...
      Por favor, nos conte novidades sim!!!
      Boa sorteeee!
      Beijos

      Excluir
  33. Olá, bom saber que tem mais gente com esta coisa estranha!! Faz alguns meses que estou sem paladar e olfato, estou chocada e triste, ñ sei o que fazer!(Lu)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lu,
      Primeiro acho que deve ir no otorrino correndo!
      Conte sua historia pra ele e como tudo começou. Se faz pouco tempo a chance de reverter é maior!!!
      Depois nos conte novidades!
      Deus abençoe
      Beijos

      Excluir
  34. Oi gente? Sofri um TCE dia 7 de junho, perdi o olfato e o paladar completamente, há umas suas semanas estou sentindo um cheiro doce e um gosto estranho, tipo de um sabão doce.., queria saber se alguém já passou por isso é se com isso há chance de voltar ao normal, já que o neuro falou que não, falou que provavelmente não rompi os nervos olfatorios, mas que acha que não volto mais a sentir nada! :(

    ResponderExcluir
  35. Olá "anonimo"…rs…
    Lamento pelo incidente…
    Olha, os médicos também falaram pra mim que a chance do meu olfato voltar era remota, mas vai fazer 5 anos que tenho esse problema e a cada ano consigo sentir um sabor novo ou renovar sabores que já sentia antes.
    O que eu acho é que você não deve perder a esperança e principalmente a FÉ! Fique firme e não desanime… Tudo tem um propósito!
    Se precisar conversar estamos por aqui!
    Deus abençoe e super beijo
    Ju

    ResponderExcluir
  36. Olá gente meu nome e Paulo perdi o ofato devido a uma queda bati com a cabeça depois de alguns dias perdi o ofato também

    ResponderExcluir
  37. Olá gente meu nome e Paulo perdi o ofato devido a uma queda bati com a cabeça depois de alguns dias perdi o ofato também

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo,
      Caramba heim, que história... Você já procurou os médicos e fez exames?
      Nos conte novidades.
      Beijos
      Ju

      Excluir
  38. Boa noite gente,!! Venho aqui compartilhar com vocês, tenho renite e a alguns dias comecei a descobrir que me paladar e olfato, está oscilando. Hora sinto hora não,rio esquisito isso, vou procurar um especialista pra ver o que ocorre..
    Fiquem na paz


    ResponderExcluir
  39. Boa noite gente,!! Venho aqui compartilhar com vocês, tenho renite e a alguns dias comecei a descobrir que me paladar e olfato, está oscilando. Hora sinto hora não,rio esquisito isso, vou procurar um especialista pra ver o que ocorre..
    Fiquem na paz


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rose! Obrigada por nos contar!!! Procure mesmo um especialista e depois nos conte como foi! ;)
      Beijos e Deus abençoe!

      Excluir
  40. Oi Pessoal, muito esse espaço hemm.. meu caso é bem idêntico com o de muitos aqui. Tive uma gripe muito forte e quando percebi não sinto mais cheiro de nada.. não sei o que fazer... minha maior angustia é não senti o cheiro da minha filha de 3 anos, isso me deixa muito triste ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francisco,

      Sei bem como é esse sentimento de não poder sentir o cheiro de quem amamos. Isso pegou muito pesado comigo logo que perdi, MAS não perca as esperanças! Procure um especialista o mais rápido possível. Caso não de certo, procure outro e assim por diante. Veja tratamentos alternativos como acupuntura e tratamento homeopático!
      Esse é o quinto ano com olfato alterado e posso dizer que já está melhor do que no primeiro ano.
      Não desista e continue nos contando as novidades!
      Beijos e Deus abençoe!

      Excluir
  41. Oi Pessoal, muito esse espaço hemm.. meu caso é bem idêntico com o de muitos aqui. Tive uma gripe muito forte e quando percebi não sinto mais cheiro de nada.. não sei o que fazer... minha maior angustia é não senti o cheiro da minha filha de 3 anos, isso me deixa muito triste ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Francisco... só vi seu comentário agora...
      Olha só, a parte de não sentir o cheiro das pessoas é o que mais me magoa também... Mas temos que ser fortes! Tenha fé!!!
      Se precisar conversar estamos por aqui!
      Abraaaço

      Excluir
  42. Incrivel, leiam sobre a descoberta dos cientistas que ganharam o premio Nobel de medicina por descobertas sobre este assunto, mas o mais incrivel é que faziam uns 3 anos que perdi o olfato, fiz hoje pela manha o exercicio baseado na pesquisa, cheirei alho, café, vinagre, acetona, depois de umas duas horas fiz novamente, consegui sentir o cheiro do alho, e depois não, mas fiquei muito feliz porque o pintor abriu a lata de tinta e senti o cheirinho, vou continuar fazendo os exercícios, espero também o mesmo pra vcs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opaaaaaaaaaa.... que novidade boa!!! Obrigada por compartilhar Rosana! E volte depois para nos contar mais! ;)

      Excluir
  43. olá, bom dia, poxa, tbm to passando por essa chata situação,ja tem 4 dias que estou gripada, no primeiro dia, como estava com o nariz corizando demais( respirava pela boca),inventei de gotejar Neosoro adulto, ok, ardeu pra caramba na hora, e de lá pra cá não sinto cheiro de nada, a menos que , literalmente esfregue no meu nariz, alguma coisa, eu estou receosa, na verdade com medo , pois nunca acontecera antes, nem sentir o feijão queimar na panela ontem, todos falaram que tava forte o cheiro na casa,mas eu não senti, Deus do céu, fora que a sensação é de que vc inalou por um bom tempo, agua sanitaria, é muito ruim!!!!

    ResponderExcluir
  44. olá, bom dia, poxa, tbm to passando por essa chata situação,ja tem 4 dias que estou gripada, no primeiro dia, como estava com o nariz corizando demais( respirava pela boca),inventei de gotejar Neosoro adulto, ok, ardeu pra caramba na hora, e de lá pra cá não sinto cheiro de nada, a menos que , literalmente esfregue no meu nariz, alguma coisa, eu estou receosa, na verdade com medo , pois nunca acontecera antes, nem sentir o feijão queimar na panela ontem, todos falaram que tava forte o cheiro na casa,mas eu não senti, Deus do céu, fora que a sensação é de que vc inalou por um bom tempo, agua sanitaria, é muito ruim!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dora,
      Ainda é bem recente, mas mesmo assim eu diria para que procure um médico. Quanto antes é melhor.
      Vc disse que nunca aconteceu antes, então acho bom ver sim...
      Nos conte novidades depois!!!
      Boa sorte
      Beijos

      Excluir
  45. Jubs, me identifiquei muito com vc, primeiramente pela sua fé! Tenho certeza que o Senhor me ajudará a recuperar o que foi perdido.
    Gostaria de trocar uma ideia com vc. No meu caso, hj coletou 51 dias que amanheci com a mesma sensação que vc: tudo estava diferente, o café horrível e eu particularmente sentia um aroma ruim recorrente em Tdo. Com o passar dos dias, eu senti uma melhora principalmente com os cheiros bons, de perfume, limpeza, apesar de ter muita coisa ainda distorcida. Com relação aos cheiros ruins, ainda não sinto nada!
    Com vc também foi assim, com o passar do tempo, começou a sentir melhora nos cheiros ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláaaaaaa.... Glória a Deusss! É isso ai! Deus devolverá mesmo!!!!
      Como só faz 50 dias que se sente assim, procure um médico o quanto antes. Quando procurei o primeiro já haviam passado 3 meses, então ele falou que se eu tivesse ido na primeira semana, talvez teria conseguido reverter!
      É bem igual mesmo como está contando, mas como demorei não teve mais volta.
      Depois de 5 anos com o olfato alterado, vc acaba acostumando... Tem muita coisa que era horrível no começo, mas depois de um ano, por exemplo, mudou e ficou gostoso.
      Só reitero: procure um médico o quanto antes!!!
      Beijos e continue contando as novidades!
      Deus te abençoe muito!

      Excluir
  46. Jubs, ja busquei ajuda desde a primeira semana. Já tomei corticoide, antibiótico, zinco, complexo B, terapias alternativas.
    Mas gostaria de saber o que o médico disse a vc que teria feito na primeira semana que seria reversível? Obrigada bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Agora você me pegou... Eu fiz esses mesmos tratamentos, mas depois de 3 meses... Então acredito que ele passaria isso mesmo. Não perguntei se o tratamente seria o mesmo se eu tivesse ido na primeira semana...
      Você já tentou terapias alternativas, é isso? E não funcionou?
      Agora é ter fé e esperar a cura... Osso né?
      Beijos e tamo junto heim!
      Nos conte mais novidades!

      Excluir
  47. Gente acordei sem sentir cheiro e sem paladar, estou atacada da rinite... porem respirando muito fundo sinto longe algum cheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Marcia,
      Obserce nos proximas dias... Se não voltar ao normal, ja marque um otorrino!
      Nos conte novidades!
      Beijos

      Excluir
  48. Boa noite Jubs
    Começo de dezembro peguei uma gripe mto mto forte. Com uns 10 dias como minha garganta ainda tava doendo mesmo tomando nimesulida fui ao pronto socorro. Tomei antibiotico 7 dias que nao curou. Como ja estava sem sentir o cheiro fui logo num otorrino. Ele me passou outro antibiotico por mais 10 dias..um antinflamatorio..um antialergico..soro pro nariz e um spray "busonid". Tomei tudo e o cheiro das coisas nao voltava. Voltei ao medico e ele fez aquela endoscopia do nariz..parecia que ainda tinha secreçao na face e um polipo proximo ao nervo do olfato. Ele aumentou a dose do spray e passou outro antialergico. Voltei nele hoje. O olfato nao voltou. Alias sinto alguma coisa..muito pouca..principalmente cheiros mais fortes..limao..pimentao..sinto algo doce. Mas nada mto claro. O cheiro e gosto do cafe mudaram muito e estao horriveis. O de alho tambem. Sinto um cheiro - ruim - quando estao cozinhando com alho. E quando vou comer..ja observei que nas comidas com alho..tem um gosto muito ruim e parecem todas iguais. Acontece isso com vc tb? O medico disse que nao tem mais nada pra fazer..somente esperar.. Que pode voltar ou nao..to bem triste com isso..adorava cozinhar e agora nao sinto cheiro de quase nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maraaaaa... Caramba, muito igual minha história. Exatamente assim que sentia o cheiro das coisas... O lance do alho... igualzinho!!!
      Pois é, agora é esperar e torcer pra voltar.
      Pra te animar, no começo era bem desse jeito que vc descreveu, mas hoje parece que o cheiro das coisas melhorou. Eu não sei se é porque há uma melhora no olfato ou pq depois de 5 anos meu corpo acabou se adaptando. Não desanime, nem fique triste porque eu garanto que logo menos você volta a comer tudo que comia. Comigo foi assim. A unica coisa que eu não consigo messsssmo é Refrigerante, pq é muito ruim, mas de resto voltei a comer quase tudo! ;)
      Fique firme e nos conte novidades!
      Ah! Tente medicinas alternativas como homeopatia e acupuntura. Ainda não tentei por falta de grana! ;)
      Beijoooooo

      Excluir
  49. Peço a Deus que em sua infinita bondade e misericórdia, RESTITUA o olfato, o paladar e dê plena saúde a todos que visitarem este blog, bem como a administradora do mesmo. Não desanimem, busquem a Deus, ele tudo pode! Aquilo que é impossível para o homem, é possível para Deus! Que Deus abençoe a todos nós. Amém!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa... Arrasou! Amém, amém e amém!
      Muito obrigada!
      Beijos

      Excluir
  50. Eu perdi o meu olfato no dia 10/02/2015 e não sinto 0%.Procurei médicos e todos com os mesmos resultados.Fiz uma grande loucura,tonei por conta própria uma medicação (Cefalexina) e em dois dias senti uma diferença,ao expirar consegui sentir um pouco de cheiro. Vou continuar por mais 6 dias e ver o que acontece.Não aconselho ninguém a fazer isso.Mas para mim foi o que achei de resultado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mel,
      Eu perdi em 2010 e até agora não normalizou... Tentei vários tratamentos, mas todo indicados por médicos.
      Cuidado com automedicação... as vezes pode piorar.
      Nos conte novidades sempre!
      Beijos e Deus abençoe

      Excluir
    2. Jubs vc não sente gosto de nada?
      Tbm estou assim e muito triste. Me ajuda pfv.

      Excluir
  51. Eu perdi o meu olfato no dia 10/02/2015 e não sinto 0%.Procurei médicos e todos com os mesmos resultados.Fiz uma grande loucura,tonei por conta própria uma medicação (Cefalexina) e em dois dias senti uma diferença,ao expirar consegui sentir um pouco de cheiro. Vou continuar por mais 6 dias e ver o que acontece.Não aconselho ninguém a fazer isso.Mas para mim foi o que achei de resultado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mel, desculpe não ter respondido na época... Deu certo?
      Beijos

      Excluir
  52. Dia 08 Jan/2016 cai de patins bati a cabeça, tive traumatismo craniano, logo depois a surpresa, perdi o olfato, sinto o gosto do sal e açúcar, sei que talvez nunca volte a sentir o cheiro das coisas, o médico disse que é irreversível, então é melhor eu aceitar a situação, nada de pânico, pode peidar do meu lado a vontade que eu não sinto nada, afinal quem tá no inferno abraça o diabo.kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edson, obrigada por escrever!
      Acabei de receber um email de um outro cara que também caiu de patins e bateu a nuca... dai ele perdeu o olfato.
      Mano, nem desanima... Faz 5 anos que perdi e já me adaptei de boa...
      A aceitação não foi fácil pra mim, mas é bem isso... a vida segue né? hahahahaha
      Nos conte mais novidades... Se fizer tratamentos alternativos nos fale!
      Beijos e Deus abençoe

      Excluir
    2. Estava pesquisando sobre o assunto e cheguei até este blog. Estou sem olfato há 5 meses e já estou apavorada. Entretanto, tenho esperança de sentir cheiro novamente. Já fiz tomografia e constatou uma pequena infecção ( sinusite). O pior q o medico também disse q ñ há tratamento. Fica só a minha fé.

      Excluir
    3. Oi Ariana,
      Obrigada por comentar!
      Não se apavore! Lembre-se que isso não adiantará nada!
      O importante é manter a esperança e não se esquecer de que cada caso é um caso!
      Fique firme!
      Nos conte novidades!
      Beijos
      Ju

      Excluir
  53. Olá me deparei com esse blog nas minhas pesquisas, sou muito chato para ir ao médico por isso decidi pesquisar o que pode estar acontecendo comigo, peguei uma gripe (uma normal, pois já tive piores) no domingo dia 21 e hj já é dia 24, o estranho é que ao contrario do que li nos comentários eu to é sentindo um cheiro estranho em tudo, consigo sentir pouco o cheiro das coisas mas tudo tem o cheiro de algo estranho que não consigo descrever pois nunca o senti antes, espero que passe logo :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Cassyyyyy!!!
      Obrigada por comentar!
      Olha só, vá no médico siiiimmmmm!!! Um dos otorrinos que fui falou que se eu tivesse ido antes, talvez teria conseguido reverter esse quadro...
      No começo foi assim comigo também... eu sentia um cheiro estranho pra tudo, tanto que tive que "recatalogar" todos os cheiros e hoje sei o que é o que....
      Mas vá ao médico sim e depois nos conte novidades!
      Boa sorte e tamo junto.. hehehe
      Beijos

      Excluir
  54. Olá jubs, sou elis. Venho acompanhando alguns dias seu blog e lendo o depoimento e casos. Fiquei super assustada pois estou com uma forte gripe a 15 dias sem sentir cheiro e gosto, mas felizmente no meu caso simplesmente tava tomando remédio errado pra gripe passei uma semana tomando multigripe junto com vitamina c e nada de melhorar, hoje resolvi tomar coristina e pra minha surpresa em menos de uma hora voltei a sentir cheiro, imagina só minha felicidade. Vim contar meu caso, pq as vezes insistimos em um tratamento mesmo sem efeito mas existem outras alternativas. Espero que cada um encontre uma forma de curar e tenham fé!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Eliiiis,

      Muito obrigada por compartilhar sua historia! Achei ótima a sua observação! Temos que fazer varios tipo de tratamento para saber qual exatamente seria o melhor!
      Que bom que voltou seu olfato!!! Hahaha
      Qualquer coisa nos conte aqui...
      Obrigada
      Beijos e Deus abençoe!

      Excluir
  55. eu estou com 73 anos e no dia dia de janeiro deste ano tive um AVC, graças a Deus consegui sair dele pois foi um AVC Esquemico e nao Hemorragico, eu tambem perdi o paladar e o olfato, falei com os 2 medicos neurologista que me assistem e eles disseram que devo me recuperar mas nao marcou prazo, sei como isto é triste., mas confio em Jesus Cristo, Virgem Maria e Deus, espero ficar bom !wanderley nascimento, desejo a todos vcs que fiquem bom tambem;boa tarde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wanderley!
      Obrigada por compartilhar conosco.
      Espero que de tudo certo pra vc... Como eu sempre digo e sugiro, tente medicinas alternativas como acupuntura e homeopatia... quem sabe!
      Continue nos contando novidades e não perca a fé! É isso ai!
      Beijos

      Excluir
  56. Tive um problema parecido, fiquei seis anos sem sentir cheiro nem sabor, os médicos diziam ser irreverssível. Uma colega minha me disse ter tido o mesmo problema e após cinco anos voltou tudo ao normal, acredito que isto me fez pensar positivamente e com seis anos finalmente meu olfato começou a retornar gradativamente e hoje está ótimo, abraços e pensamento positivo a todos que vcês vão conseguir. Fé em Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Genteeeeee, que noticia sensacionaaaallll! Adorei saber disso!
      Fé em Deeeeuuusssss e força! Isso vai mudar!!! 😘😘😘
      Beijoooossss

      Excluir
  57. perdi meu olfato e paladar faz 4 dias, após a degustação de uma salada com vinagre, espirrei mastigando e todo vinagre foi para via nasal, estou em estado de choque, ainda não sei se vai voltar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Ismael,
      Carambaaaaaaa... Nunca vi isso gente! Vc já procurou um otorrino? Se não, faça isso o mais rápido possível! Quanto antes, mais chances de reverter!
      Nos conte novidades heim!
      Beijos e Deus abençoe

      Excluir
    2. Em 98 eu tinha perdido o olfato na ocasião não tinha acesso a net, tive varias consultas e fui desiludido pelo medico, passei mais de 2 anos sem sentir cheiro de nada mais tinha meu paladar, o fato ocorreu devido a exposição excessiva ao cloro, por ser uma criança não tinha muito saber, por isso peguei todos os escorpiões de uma limpeza feita no quintal de casa foi encontrado esses insetos q foram colocados no cloro por mim, passei praticamente a tarde toda inalando e observando eles morrerem no produto e tive este problema, mais graças a Deus no final de 2000 fui agraciado com a cura, voltava muito mais forte meu olfato, podia se dizer q era um super poder, "olfato de cão", vcs não iria acredita oq eu era capaz de sentir, era como um terceiro olho, mais então o tombo veio em 10/04/2016 me "ceguei", atingiu o psicológico, assim veio insônia, ansiedade e etc., imagina isso pela segunda vez? não sei se foi castigo mais estou orando pela reversão. obg pelo maravilhoso espaço aqui Jubs, não encontrado por ai, assim deixo meu vivenciar da vida. Sim trarei novidades.

      Excluir
    3. Carambaaaaaa... nunca imaginaria que seria possível perder o olfato dessa forma... Que loucura!
      Mas que demais que voltou!
      Olha, se voltou uma vez, pode voltar denovo não é mesmo? Hahahaha
      Não percamos a fé!
      E poxa, obrigada vc por comentar e ajudar a ajudar os outros.. rs.
      Beijo e tamo junto!

      Excluir
  58. Bom gente, lendo alguns relatos aqui fiquei realmente estarrecido com essa coisa de perder olfato e paladar...estou assim ha coisa de um mes e meio quando peguei um resfriado fui medicado mas acho que deve ter sido o xarope que o farmaceutico me indicou pois fiquei sem os sentidos após tomar o xarope ou seria o outro que era um pó pra diluir em água...tenho 64 anos, e sempre tive ótimo olfato que até sabia de longe cheiro de arroz queimado...etc...ja verifiquei pela internet sobre remédios para fazer voltar e vi que um pode ser a solução...senti isso quando fiz mas foi só uma vez..tem que fazer todos os dias trata-se de chá de hortelã.. só não lembro como faz...vou verificar de novo e posto aqui...meu email é betoatleta@gmail.com....eu estava com uns exames de hemograma completo para ser analisado pelo médico e ontem fui lá seria só pra saber da próstata, figado etc...tudo normal, só que o médico descobriu através desse exame que estou em pré diabetico, nervoso porém tranquilo pois sou católico e estou sempre em constante oração na paróquia e vou sempre ao terço dos homens e ja fui pregador da palavra de Deus na RCC (Renovação Carismática) preciso retornar a rcc e rezar bastante... para que todo tipo de doença seja sanado da minha vida e na vida de todos aqui..obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola gilberto,
      Te respondi em outro post, mas caramba!!! Que historia!
      Vc comentou com o medico sobre o xarope? As vezes pode ser alguma substancia especifica que causou isso né?
      E sobre o cha, vou tentar tambem! Preciso me lembrar... Rsrsrss
      Continue falando com Deus que eu creio que a cura pode vir sim!!!
      Tamo junto
      Beijos

      Excluir
    2. Obrigado..mas não vi seu relato (resposta) mas achei que o tal chá de hortelã me fez sentir um pouco do cheiro de algo no ar e o paladar de alguma coisa sinto gosto da bala e parece que o feijão não entra na garganta.....não falei com o médico porque me esqueci completamente devido a notícia dos exames pois pensei que estivesse com uma doença pior..câncer por exemplo..mas Deus estava tocando em mim e essa que o médico descobriu é relativamente curável basta se tratar e isso vou fazer....estarei sempre aqui agora....o chá deve ser feito com folhas (uma colher) de hortelã e deixar em um copo com água e beber aos poucos meia hora depois de feito duas vezes por dia... Aparentemente deu a impressão que senti cheiro e paladar bem leve...ainda sou novo nisso apenas um mês e meio e tem gente há seis anos convivendo com isso..nossa

      Excluir
    3. Legal Gilberto! Vou fazer esse teste ai sim! Depois te conto!
      Beijos

      Excluir
  59. triste ficar sem paladar e olfato...ainda não me acostumei ...queria tanto que Deus tocasse em mim e retornasse meus sentidos .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O importante é náo desanimar! Continue firme e não perca a fé!
      Beijooo

      Excluir
  60. Olá pessoal, tô desesperado, depois de uma gripe, pneumonia, perdi o olfato por um mês, depois quando voltou, veio com sequelas, não suporto cheiro de cebola, mudou o cheiro, Coca cola então eu não conheço mais o gosto, até achei que Era defeito na Coca, café tbem ficou uma Porcaria, me ajudem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calma..se voltou graças a Deus agora é questão de se acostumar e se readaptar abs

      Excluir
    2. Oláaaaaaa,
      Muito parecido com o meu caso!
      Minha sugestão é: não se desespere!!! Eu quase entrei em depressão por conta disso, mas agora, depois de 6 anos, meu paladar já se adaptou e parece estar voltando... Já voltei comer muuuita coisa que não comia antes e o cheiro da cebola já não é tão ruim quanto antes.
      A coca, infelizmente (ou felizmente porque faz mal) eu não consegui voltar! ainda é horrível!!!
      Fique firme e bola pra frente!

      Ah! Vc ja procurou um médico! Faça isso o mais rápido possível, pq dependendo do tratamente, o quanto antes é melhor!!!
      Nos conte novidades!
      Beijooooooossssss

      Excluir
  61. Quero deixar aqui o meu depoimento. Em dezembro passado, próximo Ao natal, tive uma sinusite muito forte. Como não consegui consulta com meu otorrino,pois sempre tenho problemas com rinite e sinusite, marquei com outra médica que me medicou com antibiótico, spray nasal, soro e fui viajar. Passei o natal de sentir gosto de comidas e não me liguei no olfato por achar que era da sinusite. Fiquei
    mal.Voltei e só fui notar a falta do olfato qdo meu marido deixou meu vidro de perfume cair no chão e logo em seguida entrei no banheiro e não senti cheiro de nada. Daí marquei a revisão com a médica e reparei que não estava sentindo paladar e olfato. O paladar até sinto básico, doce, amargo, sal e ácido. Ela me pediu uma tomografia da face e não deu Nada de anormal. Fui em outro outro e ele me pediu uma ressonância de crânio e a minha endócrino pediu da base do crânio pra descartar qualquer outro problema. Amanhã vou fazer as duas e logo que o resultado sair volto a dar notícias. Todos os médicos já me falaram que pode voltar ou não. Não vamos perder as esperanças! Estou meio desanimada com tudo isso mas pedindo a DEus que me ajude a entender e que me abençoe coma volta do olfato que está Zero! E o paladar não sinto nada diferente como temperos etc... Um grande abraço a todos e fiquem com Deus!
    Norma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Norma,
      Realmente é muito chato, mas cada caso é um caso. Já vi pessoas comentando aqui que o olfato voltou, mesmo depois de muito tempo...
      O meu mesmo! Ele não é exatamente como antes, mas depois de 6 anos agora já voltei a comer muita coisa que não comia antes e sentir gostos que não sentia antes!
      De qualquer forma continue buscando informações e respostas... Se não gostar desse médico, procure outros até se adaptar com um que goste!
      Nos conte novidades!
      Beijos e tamo junto!

      Excluir
  62. Gente graças a Deus meu paladar voltou e o olfato está começando a dar as caras também depois de 7 dias de desespero.Me vacinei contra a gripe há 2 semanas e imediatamente comecei com uma rinite fortíssima que virou uma sinusite cavalar. Fui ao médico ele receitou betametasona injetável que não adiantou nada. Então liguei para o meu pai que é médico e pedi para me passar um antibiótico pq o ouro médico achava que não precisava. Tomei o levofloxacino. Eu estava quase surda sem olfato e paladar.Emagreci quase 4 quilos pq não conseguia comer nada. Buscando algum tratamento alternativo na internet caí neste blog. Aí que fiquei desesperada vendo um monte de gente que está sem paladar a anos e ainda por causa de uma simples gripe (nunca achei que isto acontecia). Bom , estava me preparando psicologicamente para não sentir mais gosto e cheiro e então me conformava pensando: Nao tem problema, só não quero ficar surda (eu estava escutando super mal porque até meu ouvido ficou obstruído); Foi aí que me toquei, se serve de consolo para alguém, que há coisas piores que perder estes sentidos. Felizmente, para mim não era desta vez que ia ficar sem eles , ufa! Um abraço a todos e que vivam bem de qualquer jeito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Daniela,
      Que booooa noticiaaaa! Ainda bem!
      E nossa, por esse motivo ainda não tinha escutado nada... por conta da vacina e tal... Mas que bom que voltou!
      Cada caso é um caso né?
      Obrigada por compartilhar e se precisar estamos por aqui!
      Beijos

      Excluir
  63. Bom, fui em 4 médicos diferentes, dois brasileiro na emergência e depois na consulta, ñ deu em nada o de sempre q vcs já sabem, logo após fui no posto publico, fui atendido por um cubano, ñ foi tão esclarecedor como os outros, em fim visitei o chinês, colocou a seringa cheia de soro em um dos lado do nariz, e empurrou, lavou as fossas, simples e rápido, a noite já tinha meu paladar de volta e uma semana depois já está tinindo, meu olfato de cão retornou, gradativamente, ainda ñ está igual, digo 100% tá mais pra 88%. Vlw pessoa, desejo do fundo do coração q vcs se recuperem tb, foi horrível em quanto durou, não desejo isso pra ninguém, boa sorte e felicidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieeeeeee....
      Caracaaaa... que maraaaaa!!! Os chineses arrasam na medicina né? Que bom que deu certoooo!!!!!
      Poxa, valew Ismael!!!
      Beijooooo

      Excluir
  64. Caro Ismael, você poderia dizer aqui, o local de atendimento desse chinês que te ajudou? Muito obrigada.
    Norma.

    ResponderExcluir
  65. Caro Ismael, você poderia dizer aqui, o local de atendimento desse chinês que te ajudou? Muito obrigada.
    Norma.

    ResponderExcluir
  66. Não tá sendo fácil, os únicos temperos que se usam eu não suporto mais, refrigerante se tornou um líquido gasoso estranho, Coca cola tem um gosto estranho agora, amava alho e cebola e agora me da ânsia, tem sido dias difíceis, comer é o melhor que temos,pra alguém mais se tornou insuportável cebola e refrigerante?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie... igual a mim... refrigerante NENHUM... gosto horroroso... cebola e alho agora consegui voltar, depois de 6 anos...
      O que mais me abalou foi isso tbem... o lance da comida, mas digo que se for igual foi comigo, vai voltando aos poucos... O importante é não desanimar e não perder a fé, blz?
      Tamo junto!
      nos conte novidades!
      Beijos

      Excluir
  67. Oi Jú, tem quase 3 meses que perdi meu olfato e paladar, sofri uma queda tive um traumatismo craniano, que acarretou vários problemas além desses, estou com problema no nervo do ombro, sem cotar que as vezes fico tenta parecendo que estou bêbada rsrs... É rir para não chorar... E essa queda que sofri foi um desmaio emocional, estava com meu pai muito doente com tumor na cabeça, que hoje não está mais entre nós tem 23 dias :( . Então eu passei por muitas coisas, fui em muitos médicos, 4 neuros, 2 clinos, 1 otorrino, 2 ortopedistas... Sem contar um total de 12 exames, e o pior tudo particular affff... Tomei vergonhe na cara e fiz um plano de saúde, pq nossa saúde publica está uma merda, não sei como está nos outros estados, mas Brasília esta um precariedade não conseguir atendimento em nenhum hospital, tive que recorrer para o particular. Mas enfim, não tive nenhuma resposta concreta de nada ,eu tive uma hemorragia no local onde é o olfato e o paladar, o que os médicos falam e que pode voltar tudo ao normal, ou não. Eu estou muito confiante que vai voltar, eu acredito muitooooo... Quero falar que apaear de tudo que estou passando, estou bem, penso tenho saúde, sou uma mulher bonita, inteligente, e não posso ficar mal com isso, confesso que chorei com os depoimento que li aqui, também estou com o meu emocional bem abalado. Mas não vou perder as esperanças, tudo isso vai passar... E sou feliz com ou sem olfato e paladar rsrs... Deus está sempre comigo !!!
    Fabíola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba Fabiolaaaaa, que historia. Mas gostei de ver a animação! É isso ai garota, não podemos desanimar!
      Comigo foi a mesma coisa o lance do convenio... não tinha e resolvi fazer, pq tbem é uma droga aqui!
      Também nunca tive nenhuma resposta concreta, por isso resolvi montar o blog e realmente tem me ajudado...
      Como eu sempre falo, busque tratamentos alternativos como homeopatia e acupuntura... quem sabe funciona...
      Enfim, não deixe de nos contar novidades!
      Deus é conoscooooooooooo!
      Tamo junto!
      Beijos

      Excluir
  68. Nossa. Li todos os relatos. Estou há semanas sem o paladar mas não sabia. Achava tudo amargo e ruim e não entendi a como meu marido e filhos comiam.o café pasou a ser uma tortura pra tomar e não entendia como mesmo colocando tenha açúcar ainda ficava ruim e amargo. Refrigerante todos horrível e marido não reclamava do gosto. Depois de semanas assim foi que caiu minha ficha que todos não sentiam o mesmo que eu então comi um pouco de açúcar e fiquei desesperada ao ver que eu não sentia o gosto do doce. E meu olfato tmb não está o mesmo. Não sinto os cheiros só se tiver muito próximo do nariz e bem pouco. Ainda não fui ao médico. O estranho é que não tive gripe queda nada

    ResponderExcluir
  69. Nossa. Li todos os relatos. Estou há semanas sem o paladar mas não sabia. Achava tudo amargo e ruim e não entendi a como meu marido e filhos comiam.o café pasou a ser uma tortura pra tomar e não entendia como mesmo colocando tenha açúcar ainda ficava ruim e amargo. Refrigerante todos horrível e marido não reclamava do gosto. Depois de semanas assim foi que caiu minha ficha que todos não sentiam o mesmo que eu então comi um pouco de açúcar e fiquei desesperada ao ver que eu não sentia o gosto do doce. E meu olfato tmb não está o mesmo. Não sinto os cheiros só se tiver muito próximo do nariz e bem pouco. Ainda não fui ao médico. O estranho é que não tive gripe queda nada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Edna,
      Caramba! Essa é nova! Vc não teve nada e perdeu de repente? Isso é novo!
      Coooorre para o médico! Se não gostar do primeiro, vá em outro e assim por diante até achar um medico que goste!
      Faça os exames necessários e depois tente tratamentos alternativos como homeopatia e acupuntura... Acho que pode ajudar!
      O lance do café e do refrigerante é o mesmo comigo.. CAfé depois de 6 anos se tornou mais aceitável, mas refrigerante não!
      Continue nos contando novidades e não desanime heim!
      Tamo junto!
      Beijos
      Ju

      Excluir
  70. Eu levei um tempo para descobrir que tinha algum problema no olfato. O estranho é que não tive nenhuma gripe/ ou queda. Percebi na verdade há um ano que havia mudado alguma coisa. Ás vezes sinto algum tipo de cheiro e esse cheiro fica para tudo durante dias, claro não tão forte. Por sorte o meu paladar não sofreu grandes alterações. Não procurei nenhum médico mas farei isso.
    Acredito que a fé move montanhas.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anonimo... hahahaha
      Que bom que o paladar não alterou... já é um começo!
      Mas va num medico logo... O quanto antes, mais chance de mudar isso!
      E gostei do otimismo! A fé realmente move montanhas!
      Nos conte novidades!
      Beijoooooooooooooooooooooo e tamo junto!

      Excluir
  71. Eu moro na Bahia tive sérios problemas com sinusite e gripe perdir o paladar e o pior de todos o olfato, fiquei totalmente sem reconhecer qualquer cheiro, mais eu quase né entregar ao caso, fiquei curioso é resolvir parte pra cura das raízes e aí me curei em três dias, eu não vendo viu gente mais se vcs quiserem eu passo pra vcs os nomes das raízes e vcs fazem o chá, são duas raízes e tem que cheirar o vapor dele quente por 10 minutos e beber assim que terminar os dez minutos.
    Raízes: Fedegoso e juiz de paz.
    Se fizerem e derem certo poste seu resultado aqui, o meu caso foi bem sucedido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa, que legal!
      Obrigada por compartilhar! Vale a tentativa!
      Beijos
      Ju

      Excluir
  72. Eu moro na Bahia tive sérios problemas com sinusite e gripe perdir o paladar e o pior de todos o olfato, fiquei totalmente sem reconhecer qualquer cheiro, mais eu quase né entregar ao caso, fiquei curioso é resolvir parte pra cura das raízes e aí me curei em três dias, eu não vendo viu gente mais se vcs quiserem eu passo pra vcs os nomes das raízes e vcs fazem o chá, são duas raízes e tem que cheirar o vapor dele quente por 10 minutos e beber assim que terminar os dez minutos.
    Raízes: Fedegoso e juiz de paz.
    Se fizerem e derem certo poste seu resultado aqui, o meu caso foi bem sucedido.

    ResponderExcluir
  73. Vou ver se acho. Nunca tinha ouvido falar. Gostaria de saber como ficou sabendo dessas raízes e se ferve as duas juntas. Obrigada.

    ResponderExcluir
  74. Vou ver se acho. Nunca tinha ouvido falar. Gostaria de saber como ficou sabendo dessas raízes e se ferve as duas juntas. Obrigada.

    ResponderExcluir
  75. A um tempo, tinha uma alergia e junto com a mesma veio a diminuição do ofato, só que não fiquei preocupado ainda conseguia sentir os cheiros.
    Só que procurando a solução pra outro problema consegui adquirir um ofato canino rskk,meu ofato ficou super apurado, talvez funcione com algum de vcs.
    Utilizo 2 equipamentos de ionização,aqui no Brasil vcs só encontrarão umidificadores com ionização, prestem atenção quando for comprar, porque nem todos umidificador vem com ionizador e se for dormir com ele ligado, deixe o umidificador no mínimo porque pode causar fungos.
    Quem quiser entender melhor estudem sobre: eletrons,anions,
    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  76. Marcos Dylan,
    Como vc conseguiu ficar com o olfato apurado? Estou desde Dezembro de 2015 sem olfato. E hs poucos dias senti o cheiro de produtos de higienização de banheiro, tipo: Pinho Sol etc.. mas outras coisas ainda não. Isso é muito triste e o paladar tb muito prejudicado.

    ResponderExcluir
  77. Há mais ou menos 1 ano não sinto cheiro de nada.Estou preocupado demais com isso.

    ResponderExcluir
  78. Há mais ou menos 1 ano não sinto cheiro de nada.Estou preocupado demais com isso.

    ResponderExcluir
  79. Bom dia!
    Há algum tempo não sinto olfato e nem paladar por conta de polipos nasais. Quando tomo corticoides meu olfato volta e meu paladar também. Uma coisa que também me ajudou foi a retirada TOTAL da lactose (leite e todos os seus derivados), pois esse alimento inflama as vias respiratórias. Vejam que a recuperação não é rápida a partir da retirada do alimento, mas vale à pena riscar do cardápio a lactose e seus derivados! Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  80. Bom dia pessoal!!!!
    Há um mês perdi o o olfato e o paladar por conta de um gripe muito forte.
    Estou muito triste e em busca de solução, apesar de ouvir dos médicos que pode ser que volte, mas pode ser o nunca mais volte.
    Fico testando meu olfato e as vezes sinto alguns cheiro só que bem fraquinhos. Isso pode ser sinal do olfato voltando?
    Obrigada por compartilharem suas experiências aqui, ajuda muito a não desanimar.

    ResponderExcluir
  81. Olá gente isto é realmente muito complicado, também perdi depois de uma forte gripe já faz cinco meses, me desesperei no começo quase entrei em depressão, e esses sintomas de baixa estima pioravam quando eu entrava na net só atrás de informações, nas quais me deixavam mais ainda p baixo, mais o apoio da minha família foi fundamental, e principalmente acreditar em Deus, e o amor do meu bebê de 1 ano e 7 meses me fez ver que tudo ainda tinha sentido sim, então parei para pensar que existem muitas, mais muitas coisas piores nesta vida, é ruim sim buscar um cheiro e não encontrar, comer e não saborear ,ficar preocupado com cheiros ruins ou de algum vazamento e vc não sentir, mais gente, nós enxergamos, andamos, ouvimos, falamos, tenham certeza que muitos que passam por algumas dessas deficiências gostariam de estar no nosso lugar e até mesmo alguém que está na luta pela vida contra um câncer. É normal a gente não aceitar uma perda dessa, ficar se perguntando o porquê? mais parem e pensem poderia ter sido pior.
    Então não fiquem comparando seu caso com outros casos, eu fazia muito isso, e ficava pior ainda quando lia algum depoimento falando: ESTOU A TANTOS ANOS SEM OLFATO...ISTO PARA MIM ERA O FIM, mais graças a Deus eu superei, e coloquei na cabeça que cada caso é um caso, não fiquem se martirizando, pois tudo nesta vida passa, e existem coisas PIORES!!!

    ResponderExcluir
  82. Me juntei ao grupo dos sem olfato, tive uma gripe fortíssima ha mais ou menos 1 ano e depois de ir buscar um medico para que receitasse um antibiótico para minha garganta que estava completamente infectada. Depois dai a gripe se foi e o meu olfato também! ja fazem quase um ano!

    ResponderExcluir
  83. Estou sem olfato a um mês não consigo cheira nada depois de uma pancada da cabeça.

    ResponderExcluir
  84. Vcs sentem que o olfato das duas narinas é igual ou uma é pior que a outra?

    ResponderExcluir
  85. Tambem perdi meu olfato a 2 anos, no inicio meu paladar estava horrivel não sentia o sabor dos alimentos, mas com passar do tempo meu paladar voltou mas não o meu olfato, trabalho em um ambiente com muita poeira mas vou me cuidar.

    ResponderExcluir
  86. depois de ler varios relatos fiquei desesperados e quase depressivo, contei pra meus familiares e foi uma forma de alivio, hj estou bem mas deixei de comer carne pois o gosto e horrivel demais outros alimentos vai de goela abaixo cafe entao nao estou suportando mais. enfim nao e nd facil ainda mais pelo fato de nao ser compreendido na hora da consulta voce fala, fala e o medico nao diz a ponto de nao saber o que dizer ou receitar. enfim FE EM DEUS so ele pode todas as coisas. VIDA QUE SEGUE

    ResponderExcluir
  87. Bom dia, estou a ,ais de 08 anos sem sentir cheiro e paladar. Tomo cortisona a cada quatro meses, cheiro e paladar voltar por um mes, os outros tres meses aguardo pra tomar novamente a injecao. Meu nome é Amir tenho 53 anos

    ResponderExcluir
  88. Boa noite! Eu também sofro com a perda do paladar e do olfato, porém é só eu fazer uso de antibióticos e de corticoides eu volto a sentir os dois, mas isso somente por um determinado tempo. Comecei um tratamento com vacinas, aguardando o resultado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me conte se está dando certo.
      qual antibiotico vc utiliza
      Pra mim só corticoide

      Excluir
    2. Não suporto gosto de frango, não consigo tomar maias coca cola, cebola ficou horrivel, ta dificil

      Excluir
  89. Boa noite! Meu nome é Carla tenho 42 anos quando tinha 17 anos sofri um acidente de moto, bati a cabeça e perdi o paladar e o olfato. Todos esses anos para mim tem sido uma tortura, tenho dois filhos e o maior desejo é um dia poder sentir o cheirinho deles. Minha busca pela cura é diaria, não consigo me conformar que a medicina até hoje com tantos avanços os médicos não encontraram a cura. Nunca busquei nemhum tipo de tratamento pois os médicos fizeram que nunca mais voltarei a sentir cheiro e gosto. Todos os dias eu converso com Deus! Senhor eu não nasci assim e não aceito morrer assim... eu creio que um dia Deus fará um milagre na minha causa

    ResponderExcluir
  90. Olá, boa tarde, me chamo Elisangela, gostaria de saber se há casos como o meu, nunca senti cheiro, se senti qd bebê não tenho essa memória, meu paladar é bem prejudicado. As vzs pesquiso sobre, no intuito de encontrar pessoas q tenham encontrado cura mas no meu caso não obtive êxito, mas acho que é mais difícil pra vcs que sentiram e perderam do q pra mim q nunca tive o prazer de sentir,e cresci adaptada com isso.Quando tive minha filha fiquei triste por não sentir seu cheirinho e de seus perfuminhos, sabonetes, qd casei deixava o gás vazando, comida queimar, que sufoco...rs mas enfim, desejo melhoras a todos!

    ResponderExcluir
  91. ola.pessoal.boa noite .me chamo gerson.tambem entrei nessa de sem cheiro.ha um mes.foi ai que encontrei voces.pesquisando sobre isso.foi depois de uma gripe tambem.espero que a gente encontre uma soluçao pra isso.porque e muito ruim.abraço a todos .

    ResponderExcluir
  92. Olá Pessoal, meu nome é Osvaldo (70) Ao longo de minha vida sempre tive olfato bastante apurado, contudo nos últimos 6 meses percebi uma diminuição de minha sensibilidade olfativa até que, a 2 meses atrás, após uma gripe forte tive a perda quase completa do olfato que até agora não retornou, e também dores de cabeça e sensação de cabeça pesada típicas da sinusite.

    Ao longo desses 2 meses consultei 2 otorrinos.
    O primeiro prescreveu:
    - Lavagem com soro fisiológico
    - Nasonex - Spray Nasal com cortisona
    - 10 dias de antibiótico
    - Desalex - Anti alergênico
    - Predsin 5 dias
    - Fluimucil
    Depois de 1 mês continuava sem olfato e ainda com secreção nos seios frontais.
    Fiz tomografia, ressonância magnética, Naso fibroscopia - Tudo Normal!!.

    Como além da perda de olfato continuava com as dores de cabeça, um segundo Otorrino prescreveu:

    - Lavagem com soro fisiológico
    - Ac. Alfa Lipóico - por 3 meses
    - Nasonex - Spray Nasal
    - Meticorten 10 dias

    Como após 10 dias de cortisona, nessa nova fase de tratamento, não houve progresso com o olfato e considerando a persistência das dores de cabeça, o otorrino resolveu introduzir mais 15 dias de antibiótico e um protetor gástrico, o Lanzoprazol.

    Nesse momento já estou tomando antibiótico a 6 dias. Houve alguma melhora com as dores de cabeça mais ainda tenho sensação de cabeça pesada. Acho que o antibiótico dará conta da secreção persistente nos seios frontais e eliminará completamente a sinusite e as dores de cabeça.

    Até agora o olfato continua sem alteração.

    Como reações adversas, estou tendo problemas gástricos e aumento das dores de cabeça, não, com o antibiótico, mas com o ácido alfa-lipóico. Vou conversar a respeito com o Otorrino.

    O que foi recomendados pelo Otorrino:

    - Nunca usar Vicvaporub - pode provocar inflamação.
    - Nunca usar a tal da "buchinha do norte" - pode causar hemorragia nasal
    - TER PACIÊNCIA, MUITA PACIÊNCIA!!!

    Comentarei a evolução de meu tratamento daqui a 2 semanas

    ResponderExcluir
  93. Pessoal, vi os comentário e me desesperei, no meu caso, hoje consigo sentir novamente o cheirinho das coisas.
    Há 15 dias tive uma semana de garganta seca, acredito que por conta do tempo seco mesmo, e depois percebi que tinha usado um produto de limpeza muito forte, um tira limo de uma marca não conhecida... até então garganta seca e narinas totalmente travadas sem conseguir respirar por conta da rinite. Como estava com a rinite atacada não percebi que já estava sem olfato. Passei no hospital e o médico me recomendou descongestionante e antialergico. Ao usar o descongestionante percebi que mesmo com o nariz livre não conseguia cheirar... Foi aí que comecei as ler os posts e me desesperei... Esperei mais 2 dias e então voltei ao hospital, fiz um raio-x da face e agora estava com a sinusite. O médico receitou antibiotico levofloxacino por 10 dias e já comecei a sentir cheiro, tenho que chegar as coisas bem perto do nariz, mas estou bem animada, porque foi o primeiro comprimido que tomei e já começou a surtir efeito. :)

    ResponderExcluir
  94. Olá, boa noite. meu nome é Eduardo, gostaria de saber se pólipos nasais podem causar perda do olfato e paladar, se alguém souber, por favor, escreva-me. Meu email é odraude5557@bol.com.br Desde já, agradeço a atenção dispensada e Obrigado.

    ResponderExcluir
  95. Tomei a vacina anti gripe em 24/04/17, depois disse perdi meu paladar já fui em quatro otorrino várias remédios e nada já aconteceu com algo assim, se sim voltou depois de qto tempo?

    ResponderExcluir
  96. Meu chamo Jaidêr há dois meses não estou sentindo cheiro fui no otorrino e mandou usar um spray nasal nada adiantou estou triste gostaria como encontrar essas raízes de fedegosos ?

    ResponderExcluir
  97. Depois de 06 anos sem sentir cheiro ou gosto voltei a normalidade fazem uns 02 meses
    Comecei a usar pela manha soro nas duas narinas, bastante e dois jatos de Avamys. Tentem pra mim deus certo

    ResponderExcluir