terça-feira, 13 de março de 2012

Afinal, o que é Anosmia?

Achei um post muito legal e quero compartilhar com vocês pelo meu blog também. Olha só:


A Anosmia pode causar sentimentos de frustração e tristeza

"- O que é anosmia? 
- Oras! Olhe no dicionário!
- Mas... não tem tal palavra lá!
- Verdade... provavelmente porque a anosmia é pouco conhecida fora do mundo científico e fora de situações nas quais se é ou se conhece o portador!


Anosmia permanente é um problema raro, raramente curável, que consiste na pessoa não conseguir sentir cheiros, podendo ocorrer desde o nascimento ou em razão de problemas psicossomáticos, traumas na cabeça, problemas neurológicos, cirurgias nasais, sinusite ou por doenças respiratórias, como rinite – situações onde há comprometimento dos receptores de odor. 

Há casos em que obstruções nas fossas nasais devido a gripes, resfriados, alergias ou inflamações na língua podem fazer com que o indivíduo perca o olfato e a sensibilidade do paladar. Entretanto, esta perda - denominada anosmia parcial - ocorre por um curto período, recuperando após certo tempo.

Como a identificação de sabores mais refinados dependem do olfato, o anósmico permanente tem dificuldades quanto à identificação de certos gostos, podendo, inclusive, ingerir um alimento estragado sem perceber. Além disso, a dificuldade em perceber a presença de gases, substâncias químicas ou mesmo sentir o cheiro de fogo, pode ter como conseqüência graves acidentes. 

Além dessas questões, a frustração de não se ter o prazer de sentir certos cheiros e gostos pode levar o indivíduo à perda de apetite, distúrbios alimentares e até depressão e problemas com auto-estima. Quanto a estes dois, buscar meios de se compensar estas sensações - como desenvolver atividades que envolvam os outros três sentidos - ou auxílio psicológico, podem ajudar o paciente a lidar com tais questões. 


Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia"


Peguei desse site aqui: http://www.mundoeducacao.com.br/doencas/anosmia.htm.


Achei muito bom, porque realmente passei e passo por algumas situações emocionais por conta da anosmia. O "comer" é um dos maiores prazeres da vida e pra mim isso foi meio deturpado, por isso o psicológico fica abalado nessa situação. Como não posso fazer nada, a não ser orar, sigo a vida tentando comer aquilo que ainda sinto um pouquinho do gosto e me satisfaz. 

Espero que depois disso vocês se sintam mais informados como eu me senti... hehe.
Beijãããão, tchau, tchau.


Nenhum comentário:

Postar um comentário